Ciclo ‘Tributo a Isao Takahata’ exibe cinco filmes do cineasta japonês

No mês de julho, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, realiza uma homenagem ao cineasta japonês Isao Takahata, um dos fundadores do Studio Ghibli, falecido em abril de 2018, com a exibição de cinco de seus filmes.

O ciclo “Tributo a Isao Takahata” tem curadoria de Andreia Reis e do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

Veja abaixo mais detalhes de toda programação do ciclo. As exibições são gratuitas e seguidas de debate.

Terça, 3 de Julho, 14h
O TÚMULO DOS VAGALUMES
direção de Isao Takahata
Um dos filmes mais assistidos no Japão, Túmulo dos Vagalumes narra a história de dois irmãos que perdem tudo durante a Segunda Guerra Mundial. Este filme conta o outro lado da Guerra, sendo considerado um clássico. LEGENDADO. Japão, 1988. Colorido, 93 min. Classificação livre.

Terça, 10 de Julho, 14h
MEMÓRIAS DE ONTEM
direção de Isao Takahata
Taeko é uma mulher solteira que se dedica apenas ao trabalho. Ela sai de sua nativa Tóquio pela primeira vez e viaja a Yamagata para visitar a família da irmã durante a colheita anual de açafrão-bastardo. Ao longo da viagem, ela começa a questionar se sua vida estressante é o que desejava quando jovem. LEGENDADO. Japão, 1991. Colorido, 119 min. Classificação livre.

Terça, 17 de Julho, 14h
POM POKO – A GRANDE BATALHA DOS GUAXININS
direção de Isao Takahata
O crescimento de Tóquio durante os anos 60 originou uma explosão urbanística nos subúrbios; montanhas foram aplanadas e florestas abatidas. Os tanuki, uma espécie de guaxinins, vêem-se ameaçados pelo desenvolvimento dos humanos: a área habitável reduz-se, bem como os recursos alimentares. A falta de comida conduz a guerras internas, mas a sabedoria dos anciões canaliza a energia e a frustração de todos os tanuki contra o inimigo comum: o Homem. LEGENDADO. Japão, 1994. Colorido, 119 min. Classificação livre.

Terça, 24 de Julho, 14h
MEUS VIZINHOS, OS YAMADAS
direção de Isao Takahata
A família Yamada é uma família como todas as outras, com os mesmos dilemas, alegrias e descobertas. Os pais lidam com cada situação com humor, tentando demonstrar todo o amor que sentem pelos filhos. LEGENDADO. Japão, 1999. Colorido, 104 min. Classificação livre.

Terça, 31 de Julho, 14h
O CONTO DA PRINCESA KAGUYA
direção de Isao Takahata
Kaguya era uma bebê que foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio imperador. DUBLADO. Japão, 2013. Colorido, 137 min. Classificação livre.

(Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress