O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu 2% percentuais na preferência do eleitor para presidente da República, após a condenação por Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá.

Segundo pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada nesta sexta-feira, 4, Lula venceria em todos os cenários se as eleições presidenciais fossem hoje.

Em junho, antes da sentença, 40% dos entrevistados disseram que votariam no ex-presidente. No fim de julho, o percentual aumentou para 42%.

De acordo com pesquisa, Lula tem 53% dos votos se disputar um segundo turno com Jair Bolsonaro (PEN) ou com o prefeito de SP, João Doria (PSDB). E tem 52% no confronto com Marina Silva (Rede) ou com Geraldo Alckmin (PSDB). Bolsonaro aparece com 17% dos votos, já Alckmin, Doria e Marina ficam com 15% do total de votos.

A pesquisa, encomendada pela CUT, mostra a intenção de voto espontânea. Na pesquisa estimulada, Lula lidera com 47%, Bolsonaro tem 13%, Marina, 7%, Alckmin, 6%, e Ciro, 3%.

A pesquisa Vox Populi, encomendada pela CUT, foi realizada de 29 a 31 de julho e entrevistou 1.999 pessoas com mais de 16 anos, em 118 municípios. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.