08.2016 - Tecnologias e Artes - Quiosco Cultural - Tintas Naturais (800x449)Com o objetivo de discutir qual é o lugar da produção artística nos dias de hoje, a programação de agosto e setembro de Tecnologias e Artes do Sesc Campinas convida o público a descobrir, por meio das atividades que fazem parte do projeto “Portáteis”, artistas e coletivos que propõem a criação artística fora de seus espaços tradicionais, através da criação e utilização de ateliês móveis ou de propostas de criação artística que prezam a mobilidade e a ocupação de espaços que normalmente não teriam como fim a produção artística.

O Encontro de Ateliês Móveis abre a programação com atividades rápidas que apresentam o trabalho de cada um deles. Nos dias 6 e 7, diferentes vivências em serigrafia, fabricação de tintas naturais, xilogravura, impressão 3D e fotografia pinhole serão oferecidas ao público.

O Coletivo Cidade Invertida, apresenta fotógrafos, educadores e artistas na elaboração de ações culturais relacionadas à imagem, tornando-as uma ferramenta propulsora de cultura, conhecimento e cidadania. Seu símbolo de referência é um trailer, adaptado para operar como câmera obscura gigante e laboratório fotográfico, imprimindo ao projeto um caráter itinerante e ampliando as possibilidades de execução de atividades voltadas para a difusão da fotografia enquanto projeto educativo.

FABTrailer é uma plataforma móvel de criação artística e participativa que permite a execução de atividades de criação para videomapping, instalações interativas e outras técnicas. De autoria do estúdio Kosmo, que atua desde 2007 na criação, produção e desenvolvimento de novas mídias.

O Quiosco Cultural Ateliê itinerante oferece oficinas e intervenções artísticas variadas, com estrutura que permite a utilização de diversos materiais e suportes, sob a supervisão de André Fernandes, artista especializado em técnicas de estamparia e gravura. Já o Xilomóvel Ateliê Itinerante é equipado com todo o material necessário para a prática da xilogravura, técnica da gravura em madeira. Formado atualmente pelos artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto, o projeto foi criado em 2009 como manifestação artística e como ferramenta educacional.

Dentro das atividades formativas, Tintas de Terra com Francisco Lima faz parte da programação do projeto e ensina a produção de tintas e texturas usadas na construção civil utilizando terra e cal, no dia 7, domingo.Trajetórias e Movimentos (dias 10, 11 e 12), incentiva os participantes a imaginar, projetar e construir coletivamente um circuito gigante de montanha-russa para propulsar esferas através de trilhos, tubos e funis, utilizando a própria estrutura do FABTrailer para viabilizar o trajeto, que utilizará somente a gravidade e a inércia para movimentar as esferas ao longo do caminho todo. Já Imersão Analógica (dias 11, 12 e 13), é uma imersão teórica e prática no universo da fotografia analógica contextualizada por uma breve história da formação da imagem pré-fotográfica e seu uso nas ciências e nas artes. A parte prática, orientada a partir de um tema comum, utiliza filme gráfico como negativo, revelação química no laboratório e positivação dos registros por processo de contato em cianótipo, processo férrico do século XIX. O curso tem como eixo condutor os conceitos da precariedade e do acaso presentes na captação.

Estamparia e Block Printing (dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26) com participação de Lígia Meneghel (Ateliê Okan – SP), traça um panorama de importantes expressões gráficas de diferentes regiões da África, convidando o participante a criar uma padronagem para estamparia em tecido através do processo de block printing, que consiste em gravar blocos de madeira para serem usados como carimbos no processo de estamparia. Para a participação, será necessário trazer peças e retalhos de tecido para cada encontro.

O curso Livro de Artista (dias 17, 18 e 19), entrelaça a poética e técnica do artista educador Dré Fernandes a partir de uma imersão no universo imaginário dos participantes, que criam o seu próprio livro de artista. A oficina Picnic: Lente Olho de Peixe para Celular acontece dia 14, com a educadora Patrícia Campos. Lente Olho de Peixe ou Fish Eye nada mais é do que uma grande angular que registra imagens esféricas e distorcidas, criando a impressão de uma enorme profundidade de campo.

Picnic: Estampa Floral, acontece no dia 21, domingo, e Anita Cavaleiro, educadora, convida os participantes para um passeio pelo jardim do Sesc, para desenhar as plantas e transformá-las em carimbos. Com a união de dois ou mais carimbos, serão criados padrões florais para estampar sacolas ecológicas.  A oficina Picnic: Toy Art com LED, nos dias 27 e 28, é conduzida por Patrícia Campos e mescla brinquedo com arte, fazendo com que cada participante confeccione seu próprio toy art com feltro, cola e linha, além de montar um circuito eletrônico com LED, linha e tecido condutivo.

Mais informações e a programação completa do projeto Portáteis pode ser vista no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)