São Paulo – Depois de quatro anos de luta e ocupação, 72 famílias são os novas moradoras do Conjunto Habitacional Conselheiro Crispiniano (antigo prédio do INSS) que estava abandonado no centro da cidade São Paulo. A moradia foi inaugurada no último domingo (12).
O edifício estava abandonado há anos e foi comprado em 2013 pelo governo federal, depois de quatro anos ocupado pelas famílias que agora vivem no Conjunto. Em entrevista à repórter Vanessa Nakasato da TVT, Vera Padilha, que mudou-se há apenas três dias para o apartamento de quatro cômodos, diz que lutou 16 anos em movimentos de moradia para conquistar a casa própria.
“Foi muita emoção tanto da minha parte, como dos outros 72 moradores daqui, porque a gente luta, ocupa, acredita que você vai morar ali”, conta.
O prédio de 13 andares tem e apartamentos com áreas entre 30 e 52 metros quadrados. Ele foi reformado com recursos da União, do governo estadual e da prefeitura de São Paulo. O empreendimento foi viabilizado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. As famílias beneficiadas têm renda de até 1.600 reais. A prestação do imóvel equivale a 5% do salário de quem assina o contrato por dez anos. Dona vera, por exemplo, vai pagar 35 reais até 2026.
“Essas famílias estão morando em condição excepcional, com ótima mobilidade, mesmo que a pessoa não trabalhe no Centro”, afirma o secretário municipal de Habitação de São Paulo, José Sette Whitaker. O secretário ressalta que há mais de mil prédios ociosos na capital e que a reforma desses imóveis para moradia popular, principalmente no centro da cidade, traz desenvolvimento e economia à prefeitura.
Mesmo com seu sonho conquistado, Dona Vera diz que continuará ajudando seus companheiros de luta por moradia. “Vou continuar na luta, não vou parar enquanto tiver força e saúde, eu não vou parar essa luta, porque eu penso ainda nas pessoas que estão ali por esse objetivo.” (Da RBA)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.