11200637_10152919198236604_6489221645279842478_nO Quinta Essentia Quarteto, principal representante da flauta doce no Brasil e um dos mais importantes grupos de música de câmara da atualidade, apresenta no próximo sábado, 24,  na CPFL Cultura, em Campinas, o espetáculo “Falando Brasileiro”, com o repertório do seu mais novo disco que promete ao público momentos de experimentação das possibilidades infinitas da flauta doce e de aproximação com a música erudita.

Se utilizando de vários elementos, o Quinta Essentia apresenta a versatilidade da flauta barroca e da sua família de instrumentos em diferentes cenários musicais. Com uma formação inusitada, quatro integrantes e um único instrumento, os músicos revelam para os mais diferentes públicos que a flauta doce é um instrumento musical encantador.

O grupo que vem inspirando novos trabalhos, fomentando novos públicos e divulgando a cultura brasileira e a música de câmara nacional em diferentes países do mundo, possui em sua formação membros que se conservam em constante capacitação pedagógica para realizar um trabalho de formação de jovens músicos e amantes da música. o Quinta Essentia também mantém projetos de formação de público, para que mais pessoas conheçam a música erudita brasileira e para que a imagem da flauta doce como um instrumento musical e artístico, seja divulgada e fortalecida.

Para o concerto de Campinas, o grupo prepara o repertório do seu segundo disco, “Falando Brasileiro”, repleto de composições originais para flautas doces e de arranjos de melodias consagradas. Com este trabalho, o quarteto pretende surpreender o público utilizando instrumentos que proporcionam uma “fala”, apresentando o ‘sotaque’ brasileiro: uma mistura de diferentes ritmos herdados da música africana e da fluente melodia herdada da música européia. O disco remete o público às histórias de uma reunião de poemas musicais nacionais.

“O público pode esperar o oposto do que eles já conhecem da flauta doce. Pretendemos surpreender as pessoas com diversas possibilidades da flauta doce, desde a infinidade de instrumentos, até a variedade de estilos e sons. A flauta doce será apresentada como um verdadeiro instrumento musical e artístico, não apenas como um sub-instrumento de iniciação musical”, diz Gustavo de Francisco, integrante e um dos fundadores do quarteto.

“Falando Brasileiro” apresenta uma nova maneira de fazer música, já que o quarteto utiliza instrumentos europeus carregados de história européia, porém na execução de música brasileira para flauta doce, feito não realizado por nenhum músico estrangeiro.

Esta mistura entre a matriz europeia e as cores dos sons nacionais espalhados pelo país reflete-se nas suítes e quartetos do argentino Eduardo Escalante, que veio para São Paulo aos doze anos de idade, em 1949, e naturalizou-se brasileiro, sendo aqui aluno de Camargo Guarnieri; do gaúcho Bruno Kiefer; e do petropolitano César Guerra-Peixe, que transitou pela vanguarda experimental e também pelo nacionalismo preconizado por Mário de Andrade.

O Quinta Essentia é formado por Renata Pereira, Gustavo de Francisco, Felipe Araújo e Fernanda de Castro. A apresentação é gratuita. Mais informações sobre o grupo em sua página no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Concerto “Falando Brasileiro” dentro da série “Música erudita contemporânea – Os mundos de Mário de Andrade e a contemporaneidade”
Quando: 24 de Outubro
Horário: 20h
Onde: CPFL Cultura – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP – (19) 3756-8000 – Sala Umuarama – Capacidade:  162 lugares
Classificação etária: 14 anos
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. Vagas limitadas

FICHA TÉCNICA

QUINTA ESSENTIA QUARTETO: Felipe Araújo (flauta doce)
Fernanda de Castro (flauta doce)
Gustavo de Francisco (flauta doce)
Renata Pereira (flauta doce)

PROGRAMA
– Jura (sinhô)
– Choro do Fábio (Rafael dos Santos)
– Desafinado (Tom Jobim)
– Ponta de Areia (Milton Nascimento e Fernando Brant)
– Quatro peças para flautas doces (Eduardo Escalante): Canoa (Barcarola), Chorinho (Fugato), Moderado e Embolada
– Choro pro Zé (guinga)
– Quarteto no. 1 para flautas doces (Eduardo Escalante): Paisagem, Modinha (Jardim da Luz), Dança (trenzinho da Cantareira) e Rondó (metrô)
– Primeira Suíte Infantil (Guerra-Peixe): Ponteio, Valsa, Choro, Seresta e Achechê
– Cinco poemas da terra (Bruno Kiefer)