U48p1ZYevixJt9iLJ8wPw-vCcWNBfpJYFQjN6E3cVXI,1dKNiHhTyYFto4nfrecHG2hyDr9rJZIrHT7r97MYae8Nos dias 26 e 27 de setembro, acontece em Campinas, no Centro de Convivência e na Praça Integração, duas apresentações do Projeto “Cidadania em Cena”; uma realização da Direção Cultura e do grupo No Mundo da Lua que oferece ao público familiar espetáculos teatrais gratuitos e oficinas de montagem artesanal de brinquedos e instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis, as Ecobrinquedotecas.

Dentre os objetivos do projeto está o resgate do brincar, seja na temática das peças apresentadas ou na oficina de jogos, que promovem a aproximação familiar por meio das brincadeiras em grupo. Além disso, a produção dos brinquedos pode ser uma forma criativa de economizar dinheiro, contribuindo também para o meio ambiente, e promover atividades que vão na contramão do isolamento de quem utiliza brinquedos eletrônicos e internet.

Segundo o diretor da companhia de teatro No Mundo da Lua, Valdo Matos, o projeto busca envolver a arte e o entretenimento, estimulando a ocupação e a convivência em espaços públicos. “A ideia é ir até esses lugares, chamar a população, e usar esses espaços durante um período”, conta o diretor.

O projeto apresenta os espetáculos teatrais gratuitos “Desconcerto – Aplausos, O Sonho do Clown” e “Cada Um é Um”, ambos da companhia No Mundo da Lua. Os espetáculos, com 50 minutos de duração cada, recriam os clássicos números da clowneria do circo-teatro, e interagem com a plateia num divertido jogo de cumplicidade e delicadeza, por meio do lúdico e da cultura popular.

Com cenário confeccionado a partir de materiais reciclados, o espetáculo “Cada Um é Um” foi construído a partir de resultados obtidos nas investigações realizadas pela companhia de teatro. O universo do clown somou-se à experiência adquirida em participações em oficinas e workshops com experts da técnica do clown, como o grupo Lume (Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP), Nani Colombaionni, Philipe Gaulier e Leris Colombaioni, último descendente de uma das mais antigas famílias de tradição do clown clássico.

Entre as apresentações são realizadas oficinas de confecção de brinquedos/jogos populares e de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, denominadas Ecobrinquedoteca. Segundo Zamira Nunes, coordenadora das oficinas, a ideia é despertar o olhar criativo das crianças para todo e qualquer objeto. As atividades fazem um resgate cultural, valorizando as diferentes maneiras de brincar por meio dos ecojogos, como Cabo de guerra, Jogo da Velha, Dominó, Liga Pontos, Jogo da Memória, entre outros.

As oficinas ensinam, por exemplo, como fazer um pilão de jornal, bolinha de sabão com garrafa pet e dobraduras. “Nós estamos muito focados em passar para as crianças a ideia de que para brincar não é preciso comprar nada, a brincadeira existe sem brinquedos. Ou então ela pode acontecer a partir de algo que a criança mesmo fez”, diz Zamira.

Nos dois dias, a entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Projeto “Cidadania em Cena”

Data: 26 de setembro
Local: Centro de Convivência – Praça Imprensa Fluminense, Cambuí, Campinas
Horário: a partir das 11h
Entrada gratuita

Data: 27 de setembro
Local: Praça da Integração – R. João Paulo II S/N – Vila Padre Anchieta , Campinas
Horário: a partir das 14h
Entrada gratuita