deusas juntas 2No próximo dia 11 de setembro, às 18h30, acontecerá em Campinas, na Sede da Apeoesp, localizada no centro de Campinas (Rua Barreto Leme, 920), a sexta edição da “Roda das Deusas”, um curso realizado pelo Grupo de Estudo da Alma Feminina (GEAF) – Anima que propõe um estudo sobre o feminino através dos arquétipos dos mitos das deusas gregas, tendo como base a psicologia de Carl Gustav Jung. O curso foi idealizado e é ministrado pela jornalista e professora de dança oriental há 20 anos, Eliana Mônaco.

A Roda das Deusas é um encontro de mulheres que ocorre esporadicamente para vivenciar questões da feminilidade. “Esse trabalho com os arquétipos das deusas, eu alio com a dança oriental, tendo iniciado meus estudos em ambos há 20 anos atrás. A dança oriental se potencializa quando aliada ao estudo dos arquétipos pois propicia um mergulho na feminilidade profunda. Propicia também reflexões e curas”, diz Eliana.

O objetivo do curso é promover reflexões sobre a feminilidade contemporânea e a relação da mulher com a ancestralidade, com as sociedades matriarcais que a antecederam e também com a sociedade patriarcal na qual vivemos. O curso também busca refletir sobre o advento do patriarcado na sociedade e as mudanças psicológicas, espirituais e sociais que aconteceram ao longo dos séculos na relação com o feminino.

Entre os objetivos também estão: questionar a relação da mulher com o masculino, com a família e com a sociedade atual; resgatar os valores do feminino, como acolhimento, suavidade, fluidez, harmonia e valorização das diferenças do gênero feminino; reformular o modo de ver o mundo e a si mesma a partir da mensagem dos mitos; celebrar a feminilidade exaltada nas capacidades de menstruar, gerar, cuidar e em tudo o que difere o feminino do masculino, afirmando e celebrando as diferenças.

A proposta é promover rodas de mulheres com estímulo de textos, imagens, músicas, instrumentos, danças, jogos, debates, tendo como apoio e base os arquétipos das deusas gregas. Através desse conhecimento, estudado e compilado por Jung e outros autores, promover harmonização com a feminilidade ferida e distorcida, provocar reflexões acerca de questões que envolvem o feminino, como o machismo, os diversos tipos de violências sofridas pela mulher no dia-a-dia, a exploração sexual, a apropriação da imagem feminina, a sociedade de consumo e os padrões de beleza impostos, relacionamentos afetivos, culpas e demonizações sofridas ao longo dos séculos pelas religiões, fortalecimento de vínculo com outras mulheres e formação de uma nova consciência para uma vivência mais harmônica entre masculino e feminino, acolhendo as diferenças e fortalecendo-as.

A metodologia adotada no curso é a meditação, relaxamento, leitura de textos, imagens, técnicas da dança oriental , vivências integrativas , dança livre e criativa.

Os interessados em participar devem levar almofada, esteira ou tapete para sentar, e ir com roupas confortáveis. Devem levar também um objeto particular que tenha significado, podendo ser uma foto ou uma imagem, que será colocado no altar. Quem quiser trazer alguma flor, poderá levar depois para casa. Instrumentos musicais serão bem vindos, assim como lenços.

Para participar do curso é necessário confirmar a participação através do deposito bancário (taxa de contribuição no valor de R$ 40,00) para que seja providenciado xerox e apostila do curso. Pegar o teste (um questionário que irá demonstrar sua roda dos arquétipos) a ser realizado antes do curso ou chegar meia hora antes para fazer no dia. O comprovante do depósito deve ser enviado por email ([email protected]). Levar um prato de doce ou salgado, para ser compartilhado, e uma bebida.

O local do curso será informado para quem confirmar a presença antecipadamente pelo email [email protected] (Carta Campinas com informações de divulgação)

Segue abaixo, informações sobre locais e horários de aula da dança oriental com a professora Eliana Mônaco:

folder elly 2015