11062005_897137883654809_1217132306222618585_nAcontece entre os dias 18 e 21 de agosto, em Campinas, a “Semana de Luta da População em Situação de Rua” que terá em sua programação atos públicos, exibições de filmes, debates, oficina de rádio web e intervenções artísticas.

A Semana acontece como uma forma de lembrar o episódio que aconteceu no dia 19 de agosto de 2004 e ficou conhecido como “massacre da Sé”. Na ocasião, 15 pessoas em situação de rua foram brutalmente atacadas no Centro de São Paulo, sendo que sete delas vieram a óbito. Diante disso, desde 2010, o dia 19 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Um dia de luta, literalmente, e de repúdio ao episódio de 2004.

Anualmente, nesta data, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) promove manifestações para chamar a atenção para a violência e mortes cotidianas desses indivíduos socialmente marginalizados e também para a ausência de políticas públicas efetivas voltadas ao segmento.

Na manhã do dia 19 de Agosto, haverá uma caminhada do Centro de Referência da População em Situação de Rua até a Praça Rui Barbosa e, após a caminhada, uma aula pública com a temática: “A Influência da Mídia na Repressão Penal”.

Esses espaços são frutos de uma construção coletiva entre o Fórum da População em Situação de Rua, Comissão de Visibilidade da População em Situação de Rua e serviços ligados ao segmento. As ações acontecem em parceria com a Semana do Audiovisual de Campinas (SEDA), e têm a perspectiva de publicizar e ampliar o debate sobre a temática, além de abrir espaços de formação acessíveis a esses indivíduos, de modo a contribuir com o fortalecimento da luta pela vida e dignidade da população em situação de rua. (Carta Campinas com informações de divulgação)