sedacampinascartazgeral (640x488)Acontece em vários pontos da cidade de Campinas, de 16 a 26 de agosto, a 5ª Semana do Audiovisual Campinas – SEDA 2015 – que, nesta edição, discute quais imagens e quais cenas representam ou não as realidades sociais.

Realizado pelo Coletivo Moinho, juntamente com outros coletivos, grupos e Casas de Cultura de Campinas, o evento foi construído colaborativamente com reuniões abertas, e narrará a circulação da cultura audiovisual independente e alternativa da atualidade. O festival como tecnologia social integrada e participativa inclui mostras de filmes, debates, oficinas, intervenções urbanas, intercâmbios culturais, teatro, música, dança e chamada de exposições, todas as atividades relacionadas às novas linguagens e tecnologias multimídias, às novas formas de circular, pensar e discutir audiovisual.

O tema deste ano trará a discussão das imagens e das cenas e como estas representam ou não as realidades sociais colocadas no cotidiano. Há espaços para acender, construir, desenvolver, retomar, ocupar as novas tomadas que surgem? Que formas e elementos re-afirmam um grande centro repleto de instituições, convenções e representatividades errôneas e desgastadas para haver espaços em que se possa reivindicar os direitos básicos garantidos e a fala aos microfones públicos? Rádio, Tv, Internet, Cinema, Multimídias, quais canais temos,? Quais queremos? Quais nos representa e quais não nos representa na era da imagem?

A Semana do Audiovisual – SEDA, é um festival de audiovisual e multimídias que acontece de forma integrada com cerca de 100 SEDAs, em cidades do Brasil e América Latina, que, iniciadas pela rede nacional Fora do Eixo em meados de 2009, trouxe um boom de formas e pensamentos para descentralizar os gargalos e meios produtivos do audiovisual das grandes empresas e produtoras que dominavam os circuitos existentes. É por princípio um festival alternativo e independente, um evento comunitário, descentralizado e plural, que incentiva e estimula a circulação, produção e a discussão de obras audiovisuais nacionais no micro e no macro, numa perspectiva de incidir como tecnologia social para organização, formação e participação de grupos, coletivos e movimentos não-hegemônicos de cada cidade.

O evento, que já está em sua quinta edição na cidade, neste ano pretende realizar programações artísticas, culturais e de formações em cerca de 8 espaços públicos e/ou iniciativas culturais na cidade, que, trabalhando em rede e partilhadamente, gerem um processo de interações, trocas, vínculos sociais e autonomia nas diversas formas de manifestações culturais. Entre eles, a Casa de Cultura Fazenda Roseira, Casa de Cultura Tainã, Câmara Municipal de Campinas, Museu da Imagem e do Som de Campinas, Centro Pop; e praças públicas como a Praça Rui Barbosa, Praça Bento Quirino, Praça da Catedral, entre outras organizações e grupos.

Entre as campanhas temáticas da SEDA este ano estão SEDA Louca: proposto dentro da temática da Saúde Mental e Luta Antimanicomial em Campinas; SEDA Preta: Produzida por coletivos atuantes no movimento negro e nas práticas culturais de matriz africana; SEDA Rua: na perspectiva de trabalhar o espaço público e quem nele se insere, identifica, vive e disputa culturalmente; SEDA Gêneros: para os debates sobre gêneros, transgêneros, luta das mulheres, entre outras questões; SEDA Multilinguagem: a mistura de linguagens artísticas e sociais na disputa dos imaginários e hegemonias impostas; SEDA Mídia e Tecnologia: trabalha a luta pela democratização da comunicação e o acesso de direitos pela comunicação como um direito humano, SEDA Memória: na perspectiva de discutir as formas de organização de acervo, memória histórica da atualidade, já dentro dos meios digitais; SEDA Práticas Culturais Periféricas: que este ano discutirá o Funk e as identidades e subjetividades desta vertente musical e social; SEDA Juventude: que tem a intenção de discutir, aceitar e incluir as práticas vigentes na atualidade. SEDA Trabalho: que propõe fazer uma discussão das práticas do mercado, contra o direito social e político nos grandes centros.

O evento é aberto ao público e totalmente gratuito. Mais informações sobre a SEDA Campinas AQUI e também no evento no facebook. A programação completa da V SEDA pode ser vista AQUI.

A Semana terá sua programação transmitida ao vivo neste link. (Carta Campinas com informações de divulgação)