19015_775941719185861_2277514252099364327_nDe 29 de junho a 05 de julho, acontece em vários pontos da cidade de Campinas a Mostra Jazz Campinas 2015 com programação musical variada e gratuita. A Mostra tem como objetivo reunir e apresentar em uma semana de programação os principais projetos de curadoria musical que acontecem regularmente na cidade de Campinas, e que sejam voltados à música instrumental, como por exemplo, o projeto Canja Instrumental, criado pelo Trio Três Pontos que acontece todas as segundas em praça pública de Barão Geraldo aberto a “canjas” de outros músicos.

O projeto Terça Jazz, criado pelo Almanaque Café (Barão Geraldo) e o Pepa D’ Elia Quarteto com apoio do Riva Rock Discos. O projeto Jazz in, projeto de terças que reveza com noite de blues e leva músicos da cidade à casa de show Echos Studio Bar, em Barão Geraldo. O projeto Bossa in Jazz, criado pela produtora Zumbido Cultural que leva grupos de música instrumental e DJ’s campineiros à casa de show Brasuca (Barão Geraldo). O projeto Zumbido Cultural, que apresenta grupos e seus projetos musicais, assim como DJ’s na Casa São Jorge (Barão Geraldo).

A grande produção musical e a consequente demanda de músicos profissionais por espaços e oportunidades para tocarem jazz em Campinas levou a produtora Zumbido Cultural a realizar um trabalho de curadoria musical que consiste em promover eventos em casa de show com grupos de música instrumental, o que também inspirou a criação da Mostra Jazz Campinas, evento que acontecerá anualmente na cidade.

A Mostra pretende reunir os projetos já existentes em uma programação que começa na segunda (29/06/15) e se encerra no domingo (05/07/15), ou seja, são sete dias consecutivos que buscarão aproximar do público a cena musical da cidade; onde é encontrada e quem são seus realizadores.

A produção da Mostra esta sendo realizada pela Zumbido Cultural com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.

O destaque da programação vai para o sábado, 4 de julho, na Praça do Coco (Rua José Martins, 738), em Barão Geraldo, onde se apresenta, às 17h, o Edu Guimarães Quarteto. Composto por João Casimiro (bateria), Ramon Del Pino (contrabaixo) e Gustavo de Medeiros (guitarra), o sanfoneiro Edu Guimarães apresenta um repertório de música instrumental brasileira inspirado no grande mestre do instrumento Dominguinhos. Passeando pelo jazz, bossa, choro, frevo, Edu Guimarães Quarteto traz ao público releituras de grandes nomes da música instrumental: Miles Daves, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Dominguinhos, Sivuca, Tom Jobim.

Também se destaca a programação do domingo, 5 de julho, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral. A programação musical começará às 15h com o Quinteto Amálgama. O Quinteto Amálgama surge da paixão de cinco músicos pela música instrumental brasileira. O grupo criado em 2013 vem demonstrando o comprometimento com o melhor da produção nacional em suas apresentações e criou este espetáculo dedicado exclusivamente a apresentar obras do compositor e maestro pernambucano Moacir Santos (1925/2006), conhecido como “Ouro Negro” e considerado pela crítica um dos maiores arranjadores e compositores que o Brasil já teve. A abordagem estética de Moacir Santos faz um trânsito perfeito entre as raízes da música popular brasileira e a sofisticação da linguagem orquestral. Formado por Tiago Gomes (piano), Fábio Augustinis (bateria), Juninho Pereira (sax/clarinete/flauta), Luccas Martins (percussão) e Henrique Tarrason (contrabaxo/violão) o grupo faz a experimentação e a liberdade de improvisação em que os temas compostos por Moacir Santos são o fio condutor para a criatividade e espontaneidade do grupo.

Logo depois, às 16h, o público poderá assistir à apresentação musical de Elthon Dias Group. Quinteto instrumental formado e liderado pelo baterista Elthon Dias, com Rômulo Oliveira no sax, Gabriel Adorno na guitarra, Italo Cardoso no baixo e Jonathan Vargas nos teclados. Elthon Dias, nascido em Recife, filho de músicos, já foi convidado a tocar com nomes como: Arthur Maia, Celso Pixinga, Michael Pipoquinha, Sergio Groove, entre outros. Elthon também é músico e líder das bandas Black Dog Funk, Jezztroy Trio e Gangster, também é baterista de Ieda Cruz & Nêga Madame, Fred Jorge e Os Maiorais, Ricky Furlani, Soundloko Sound, entre outros. Elthon lança seu primeiro disco no início de 2015, intitulado “Até Aqui”, traz repertório autoral contendo estilos da música negra como: candombe, jazz, salsa, rock, fusion e samba, sendo resultado de sua vivência musical pelo Brasil e outros países por onde se apresentou como Portugal, Uruguai, Argentina, Colômbia entre outros.

Encerrando a programação do dia, às 17h, acontecerá o show Balada Negra, com Ieda Cruz. Balada Negra – título de um poema de Vinícius de Moraes – é um show em tributo à parceria do poeta Vinícius de Moraes e Baden Powell. Com Ieda Cruz (voz e violão), Ricardo Matsuda (viola, violão e guitarra), Felipe Fidelis (baixo) e Osmário Marinho (bateria), interpretando os aclamados Afro-Sambas, e também composições que marcaram o período do samba-jazz, em um movimento que nos anos 60 ficou conhecido como MPM – Música Popular Moderna – em que trios e quartetos executavam a mais genuína e completa forma brasileira de se improvisar sobre complexos acordes, em que a voz era também tratada e concebida como mais um instrumento. O show Balada Negra estreou em 2013 no XIII Festival de Inverno de Paranapiacaba, com participação do violonista Marcel Powell, e se apresentaram no Jazz nos Fundos (São Paulo), Sesc Campinas, Casa São Jorge e Jazz B (São Paulo). (Carta Campinas com informações de divulgação)

11402780_1601466643469624_4094893414506036274_nConfira abaixo a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA (29/06/15)
19h – Jonathan Vargas Trio
local: Battataria Suiça (6,00) – Av. Albino J. B. de Oliveira, 2297 – Barão Geraldo
21h – Canja Instrumental com músicos variados.
local: Praça pública (entrada gratuita) – Av. Sta. Isabel com a R. Armando Sebastião Bonome – Barão Geraldo.

TERÇA-FEIRA (30/06/15)
21h – Terça Jazz apresenta:
Pepa D’ Elia Quarteto + discotecagem Riva
local: Almanaque Café (15,00) – Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 – Barão Geraldo

QUARTA-FEIRA (01/07)
Jazz in apresenta:
22h – Weber Marely Sexteto
local: Echos Studio Bar (10,00) – Rua Agostinho Pattaro, 54 – Barão Geraldo

QUINTA-FEIRA (02/07)
Zumbido Cultural apresenta:
21h – Hot Jazz Club + discotecagem Dj Digão
local: Casa São Jorge (0 até 20h/10,00 até 21h/15,00 após 21h) – Av. Sta. Isabel, 655 – Barão Geraldo

SEXTA-FEIRA (03/07)
22h – Bossa in Jazz apresenta:
Adriano Dias Trio
Solo Brasileiro Trio
+ discotecagem Dj Digão
local: Brasuca (15,00) – Av. Sta. Isabel, 800 – Barão Geraldo

SÁBADO (04/07)
17h – Edu Guimarães Quarteto + discotecagem Dj Digão
local: Praça do Coco (entrada gratuita) – Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo

DOMINGO (05/07)
15h – Quinteto Amálgama
16h – Elthon Dias Group
17h – “Balada Negra” com Ieda Cruz
local: Concha Acústica (entrada gratuita) – Lagoa do Taquaral

Mostra Jazz Campinas 2015
de 29/06 a 05/07/15
Mais informações na página do evento no facebook