arte-aguaNo próximo dia 4 de março, quarta-feira, será aberta na Estação Cultura de Campinas a exposição itinerante “Arte/Água: essenciais para a vida”.  A exposição reúne 40 reproduções de obras consagradas de diferentes artistas brasileiros e internacionais, entre eles Edgard Degas, Monet, Di Cavalcanti, Van Gogh e José Pancetti, com o objetivo de estimular reflexões sobre a água, que tem se tornado alvo de inúmeros debates e aparições na imprensa em razão da recente crise de abastecimento causada, dentre outros fatores, pela má administração dos recursos públicos destinados a fazer obras para o setor.

“A proposta desta curadoria é dialogar com o público através de importantes obras de arte sobre este fascínio, mas também alertando de forma enriquecedora e lúdica sobre a importância da água e sua preservação”, afirma a curadora da exposição Vera Barros.

A iniciativa faz parte do projeto Museu Itinerante. Criado em 2008, o Museu Itinerante é um projeto de democratização cultural, constituído por uma exposição de reproduções de obras de arte, aliado a uma proposta de arte educação multidisciplinar, propondo o ensino das artes como parte do processo de ensino, integrando os saberes e os tornando mais atraentes. Durante os seis anos de trajetória, o projeto percorreu 42 cidades em 12 estados brasileiros, beneficiando cerca de 300 mil visitantes e mais de 25 mil alunos de escolas públicas.

Além de expor obras de artistas já renomados, nacionais e internacionais, a ideia desta exposição sobre a água é abrir um espaço para que artistas locais também possam expor seus trabalhos”, explica Barros. Nesta mostra, estarão representadas as artistas Celina Carvalho e Maricel Fermoselli, com forte atuação na Região Metropolitana de Campinas.

O projeto oferece o privilégio de se ter em um só local, aberto ao público e gratuito, reproduções de obras mundialmente famosas, que foram peças-chave de movimentos como o impressionismo e o dadaísmo. Seus originais se encontram distantes de grande parte do público ou fazem parte de coleções privadas. É o caso de As férias de Hegel, de René Magritte, de propriedade particular, e da Noite Estrelada sobre o Ródano, de Vincent Van Gogh, cujo original se encontra no Museu de Orsay, em Paris.

De acordo com dados do Ministério da Cultura de 2009, apenas 21,9% das cidades brasileiras possuem um museu. Nesse sentido, as exposições volantes ajudam a atenuar a extrema desigualdade no acesso à cultura, além de contribuir para a formação de professores e alunos da rede pública de ensino. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição ‘Arte/Água: essenciais para a vida’
Local: Estação Cultura
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro, Campinas.
Estacionamento gratuito pela rua Francisco Teodoro.
Data: 4 a 30 de março
Horário: Todos os dias, das 8h às 22h.
A entrada é gratuita.
www.museuitinerante.com.br