A situação crítica dos recursos hídricos para Campinas e região fez com que técnicos da Sanasa e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) realizassem esta semana um sobrevoo de fiscalização no Rio Atibaia. O objetivo era detectar possíveis pontos de retirada irregular. O Rio Atibaia é o principal manancial que abastece 95% da cidade de Campinas.

Rio Atibaia
95% da água de Campinas vem do Rio Atibaia

Os técnicos analisaram toda a extensão do rio, desde a captação em Sousas até o reservatório do Atibainha, no Sistema Cantareira. Foram mapeados com auxílio de GPS alguns pontos que serão fiscalizados, em solo, pelo DAEE. Os técnicos do Departamento de Água e Energia Elétrica irão verificar a documentação de autorização para a retirada de água do Rio Atibaia, e se estão dentro da outorga concedida aos proprietários.
Em toda a extensão do Atibaia, até Nazaré Paulista, técnicos detectaram áreas de lavoura e lagos artificiais em propriedades particulares, que podem estar utilizando água do rio, e o próximo passo é verificar se existe autorização, caso ela esteja sendo praticada.

A fiscalização do Rio Atibaia foi solicitada por meio de ofício, enviado pela Sanasa para o DAEE, depois que a empresa de saneamento de Campinas detectou variações no rio e, em alguns momentos, uma queda desproporcional na vazão, que chegou a representar mais de um metro cúbico por segundo. (Carta Campinas com informações de divulgação)