A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil de Campinas abriu inquérito (nº 55/14) para investigar possível prática de racismo, denunciada pelo vereador Carlão do PT e pelo Grupo Força da Raça.

Vereador Carlao do PT
Vereador Carlao do PT

Outros dez grupos do movimento negro da cidade e região são mencionados entre os denunciantes na Representação ao Ministério Público Estadual, feita dia 17 de março. Segundo os denunciantes, na ocasião, o crime era praticado por meio de uma Fan Page no Facebook (www.facebook.com/victor,gabriel.10297), intitulada “Não fumo pq se fumar meu pulmão fica preto,e de preto mantenho distancia (sic)”.

A Página tinha 2.229 curtidas, a descrição (Sobre) “Preto é a praga da Inglaterra que fica lá no México” e posts de fotos com frases claramente racistas. Na manhã desta sexta (6/6), a página do link não estava disponível, mas foi localizada uma outra página no Facebook com o mesmo nome, criada dia 28 de maio, que conta com 299 curtidas. Esta nova Página tem a seguinte descrição (Sobre): “Negros sempre estragando nosso país”, mas sem conteúdo visível.

Representação

Na avaliação dos denunciantes, segundo o texto da Representação, “fica evidente o racismo e a falta de respeito à população negra, que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento do País”. Eles citam ampla legislação e tratados internacionais, como a Constituição Federal, a Convenção Internacional pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, a Lei do Crime Racial (7.716/ 89), que tornou crime a prática, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Depoimento

Em depoimento prestado, nesta sexta (6/6), na DIG, Carlão confirmou a denúncia feita ao MPE. Ele explicou que o objetivo da denúncia é a apuração dos fatos, a imediata retirada da página da Internet e adoção das providências cabíveis pelas autoridades.