10362619_798281613539791_4174435761390921906_n (2)O Cineclube Catavento do mês de junho exibe gratuitamente na próxima quarta-feira, 11 de junho, a partir das 19h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, o filme “O Renascimento do Parto” (2013), de Érica de Paula e Eduardo Chauvet, uma produção independente que aborda o processo de capitalização e mercantilização dos partos através de intervenções e cesarianas em abundância.

“O Renascimento do Parto” retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

O evento trará a exibição do filme e após a sessão, a participação de alguns movimentos de São Paulo e Campinas e região, entre eles, o Fórum da Humanização do Parto, Coletivo Maternari, Mulheres Empoderadas, Coletivo Artemis, Comunidade Menino Chorão, entre outros.

O Cineclube Catavento já atua no MIS Campinas há dois anos e tem como principal intenção trazer para a cidade de Campinas-SP filmes nacionais, atuais, alternativos ou de cunho independente, para exibir, debater e refletir e construir outros olhares sobre as produções do cinema e audiovisual brasileiro que não encontram vasão ou gargalos para circularem livremente.

Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)