10369732_729998073729618_5596716134199688255_nNo próximo dia 14 de junho, às 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, será exibido mais um filme dentro do ciclo “O olhar feminino no cinema”, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira.

O público poderá assistir e debater gratuitamente o filme “Infiel”, da atriz e cineasta Liv Ullmann. Nascida em Tóquio em 1939, a atriz de pais noruegueses iniciou sua carreira aos dezenove anos, e logo transformou-se em musa do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007), com quem foi casada por cinco anos e teve uma filha. Sob a direção de Bergman, estrelou dez filmes, entre eles Persona (1963), A hora do lobo (1968), A paixão de Anna (1969), Gritos e sussurros (1972), Cenas de um casamento(1973) e Saraband (2003). Lembrada como um dos rostos mais marcantes do cinema mundial, Liv estreou como cineasta em 1982 com Love (episódio de Parting) e dirigiu outros cinco filmes: Sofie (1992), Kristin: Amor e perdição (1995), Lumière et compagnie (1995), Encontros Privados (1996) e Infiel (2000), indicado a Palma de Ouro em Cannes.

O filme que será exibido no ciclo é um drama sobre um triângulo amoroso, a deslealdade consciente e suas consequências. Marianne (Lena Endre) é casada com o regente Markus (Thomas Hanzon), com quem tem uma filha. Tudo vai bem no casamento até que numa noite, David (Krister Henriksson), o melhor amigo do marido, faz uma visita. A partir desse encontro, ela o vê de forma diferente e fica atraída por David. Assim que surge a oportunidade, a paixão desata e os dois começam a ter um caso. Mas Markus descobre, iniciando um jogo de trágicas e inesperadas consequências. Os segredos são revelados, mostrando que todos são infiéis. Ingmar Bergman, que participa do filme como roteirista, se inspirou em uma experiência própria para escrever o roteiro. Alemanha/Finlândia/Itália/Noruega/Suécia, 2000. Colorido, 155 min.

No dia 13 de junho, sexta-feira, às 19h, dentro da Mostra Cinema Free Inglês, com curadoria do Cineclube Invert, o público também poderá assistir ao filme inglês de 1960 “Saturday Night and Sunday Morning”, com direção de Karel Reisz .
Em uma pequena cidade da Inglaterra, um jovem operador de torno mecânico trabalha em uma fábrica à contragosto. Com o seu salário, paga suas farras e bebedeiras em pubs nos fins de semana. Arthur vive um caso com Brenda, que é casada com um colega de trabalho, Jack. Paralelamente, Arthur conhece Doreen, que é jovem e bonita, mas tem princípios morais rígidos. Arthur se conscientiza que está apaixonado por Doreen, mas ela não quer nada com ele a menos que haja um compromisso sério e isto é algo que ele não está pronto para assumir. A situação se complica quando Brenda diz que está grávida.

A mesma Mostra também exibirá no sábado, às 19h30, o filme The charge of the light brigade”, com direção de Tony Richardson .
Nessa produção inglesa de 1968, o capitão britânico Nolan (Hemmings) é um oficial devotado desapontado com seu comandante, o lorde Cardigan (Howard). Já o lorde Raglan (Gielgud) é um oficial tolo com estratégias de batalha desastradas e uma memória falha. Juntos, eles são enviados à Turquia para combater a invasão russa. 

Todas as exibições são gratuitas seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas 
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro