O primeiro bairro a receber o sistema mecanizado de coleta domiciliar orgânica será a Cidade Universitária, no distrito de Barão Geraldo, região norte da cidade. Agentes da coleta começam, já nesta quinta-feira, dia 1 de maio, o trabalho de orientação junto à população por meio de panfletagem. Para atender os seis mil domicílios do bairro, serão colocados 340 contêineres com capacidade de mil litros cada. Os dias e horários da coleta seguem sem alteração.

Conteiner lixo
Morador deve levar lixo até o conteiner

A prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, inicia no dia 6 de maio o a utilização do novo sistema, que consiste na instalação de contêineres nos bairros, deixando os recipientes à disposição dos moradores, que deverão caminhar até o local para o depósito do material.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella, a nova proposta de coleta é mais eficiente e representa uma grande vantagem na questão sanitária e no planejamento urbano.”Com esse modelo, evita-se a proliferação de vetores e contribuirmos para uma cidade mais limpa” afirma o secretário.

A previsão é que, num período de 3 meses, o novo sistema atinja 30% do lixo gerado na cidade, o que corresponde a, aproximadamente, 300 toneladas/dia. Na sequência, o sistema mecanizado será implantado nos distritos de Joaquim Egídio e de Sousas e bairro Cambuí.

De acordo com o diretor do DLU, Alexandre Gonçalves, entre as vantagens do sistema mecanizado está o fato de os contêineres serem hermeticamente fechados. Essa condição evita que o lixo se espalhe e suje as ruas, causando entupimento de bueiros, além de minimizar o mau cheiro, a proliferação de insetos e a exposição do lixo à chuva e aos animais. Ele ressalta ainda que o modelo otimiza a coleta, que passa a a ser feita com o mínimo de contato humano. (Carta Campinas com informações de divulgação)