Nebulização contra a dengue continua no Florence 1, Rossin e Santa Rosa

A nebulização veicular de inseticida para combate ao mosquito transmissor da dengue, realizada em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), continua agora À noite nas áreas do Florence 1, Rossin e Santa Rosa, nesta quinta-feira, 10 de abril.

sucen nebulização
Amanhã nebulização será Florence 2, Satélite Íris 2 e Satélite Íris 3

Equipes partirão às 18h e percorrerão as ruas das áreas próximas aos centros de saúde dos bairros. A orientação é para que as pessoas abram portas e janelas, permaneçam dentro de suas casas e levem consigo animais de estimação – especialmente aves – e permaneçam nos imóveis por 30 minutos após a aplicação.

Na sexta-feira, dia 11, a nebulização será na área do Florence 2, Satélite Íris 2 e Satélite Íris 3.

No decorrer da semana, agentes de saúde fizeram um trabalho de orientação à população sobre a nebulização e um carro de som irá reforçar as medidas que devem ser tomadas durante o processo. A ação atinge cerca de 2 mil imóveis por período de trabalho e a previsão é que às 22h o trabalho esteja concluído.

A Sucen já trabalha em Campinas com equipamento manual costal, que permite a nebulização em cem imóveis por período. Esse sistema continuará sendo utilizado em outras regiões da cidade. A composição química é a mesma para os dois processos.

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) irá auxiliar com a mobilidade no trânsito, já que o caminhão não pode parar nem dar marcha à ré e será necessário entrar em vias contramão.

Em todas as regiões da cidade, agentes de controle ambiental e de saúde fazem diariamente ações casa a casa, com remoção de criadouros e visitas a imóveis especiais. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos intensificou o trabalho de limpeza de terrenos públicos e beiras de córregos e da operação “cata-treco”. A secretaria também disponibiliza os ecopontos para que a população leve pneus e outros objetos. A pasta atua, ainda, na notificação dos proprietários de terrenos e imóveis, pois não tem autorização para entrar nestes locais. Em cada mutirão são retiradas cerca de mil toneladas de entulho.

A partir da próxima semana, homens do Exército vão atuar na colocação de telas em caixas d’água, que são consideradas um dos principais criadouros do mosquito transmissor da dengue. O treinamento será na segunda-feira, dia 14 de abril, e as ações em campo acontecerão na terça, quarta e quinta-feira, dias 15, 16 e 17.

Atualmente, Campinas tem 3.615 confirmações de dengue, 143 casos graves e 3.346 aguardando confirmação.

Cuidados

Para o inseticida matar o mosquito é importante:
– Abrir as portas e as janelas;
– Deixar as luzes acesas;
– Mexer nas cortinas e móveis para fazer os mosquitos saírem;
Atenção: este tipo de aplicação de inseticida é utilizada em outros municípios, estados e países e é seguro para a saúde humana e dos animais.

É importante tomar alguns cuidados:
– Crianças, grávidas, idosos e pessoas que tenham bronquite ou asma devem ficar em cômodos fechados.
– Coloque os animais domésticos dentro de casa
– Cubra gaiolas de pássaros ou deixem cômodos fechados

Se chover não haverá aplicação.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress