buster-keaton-the-generalO Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibe nesta quinta e sexta-feira, os dois últimos filmes de sua programação semanal de cinema. Uma produção chilena e outra americana, os filmes discutem situações específicas que acabam terminando em organização política e aventura pessoal.

A questão política está presente nos dois filmes, mas transparece mais no filme “No”, uma produção chilena, dirigida por Pablo Larraín que desenvolve seu enredo em um contexto onde, pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar René Saavedra (Gael García Bernal) para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental. O filme, com duração de 1h55min, será exibido nesta quinta-feira, 13 de março, às 16h e às 19h.

A Guerra Civil americana é  o contexto a partir do qual se desenvolve a ação da comédia americana “A General”, com direção de Buster Keaton. No filme, quando a Guerra Civil americana teve início, o maquinista Johnny Gray (Buster Keaton) apaixonado pelo seu trem A General, não foi aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Diante disso, sua amada Annabelle (Marion Mack) começou a vê-lo como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem e também loucura, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro dele Annabelle Lee. O filme, com duração de 1h16min, será exibido na sexta-feira, 14 de março, em dois horários, às 16h e às 19h.

As sessões são gratuitas. Mais informações na página da Casa do Lago na internet. (Carta Campinas com informações de divulgação)