Um desfile público de muitas mulheres que calçam sapatos de salto em apenas um dos pés é o cenário proposto pela intervenção urbana “Entre saltos” para abordar o feminino no mundo contemporâneo. A partir da metáfora do salto alto, a performance, que ocupará as ruas de Campinas na próxima sexta-feira, 14 de março, às 15h, discute a força e a fragilidade, o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino no dia a dia, configurando uma situação de tensão entre esses opostos que, coexistentes, acabam por dizer muito sobre o espaço complexo do que é ser mulher.

performance entre saltos
Entre a mulher e o salto

Ao término, as mulheres participantes construirão poeticamente um “monumento social” a partir da obra da artista plástica e performer mexicana Ana Teresa Fernandez.  A ideia da intervenção, que está seno realizada pelo Sesc Campinas, é do grupo paulistano Coletivo PI, voltado às questões de gênero, e da artista Ana Teresa Fernandez, e tem o apoio da Associação das Mulheres Guerreiras e da Pastoral da Mulher Marginalizada de Campinas.

O trajeto da performance começará na Rua Eldorado, sob a passarela de pedestres da Rodovia Santos Dumont, e percorrerá os quarteirões entre a Rua Guaicaba e a Rua Campos Novos, no Jardim Itatinga. O grupo de performers será formado por mulheres profissionais do sexo que vivem e trabalham no Jd. Itatinga e também a partir de oficinas teóricas e práticas sobre intervenção urbana realizadas no Sesc Campinas e no Jardim Itatinga, bairro periférico de Campinas.

As oficinas acontecerão no dia 12 de março, quarta-feira, das 18h30 às 21h30 no Espaço Expositivo. A atividade é direcionada a pessoas do gênero feminino interessadas nas artes cênicas e visuais e será ministrada por Priscilla Toscano e Pâmella Cruz, do Coletivo PI.  Qualquer mulher acima de 14 anos pode se inscrever gratuitamente nas oficinas pelo site.

As atividades são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)