O vereador de Campinas e agora deputado federal, Gustavo Petta (PCdoB) tomou posse às 11 horas, na Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, na vaga deixada com a renúncia de João Paulo Cunha (PT-SP).

Gustavo Petta
Gustavo Petta faz juramento ao assumir

A vaga deixada por Petta na Câmara de Vereadores de Campinas foi assumida também hoje por Ronaldo de Souza (PCdoB), conhecido como professor Ronaldo.

Ele fez o compromisso de posse às 14 horas, no plenário da Casa, diante da líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin (AM), parlamentares, familiares e amigos.

“Chego a esta Casa com o compromisso de me somar àqueles que lutam por mudanças em nosso país. Acredito que elas estão em curso, mas é preciso aprofundá-las e agilizá-las. É necessário, também, reafirmar dentro do campo que sustenta o governo da presidenta Dilma, a capacidade de conduzir esse processo de transformação em nossa sociedade”, afirmou o deputado recém-empossado.

Petta avalia que “o Brasil precisa crescer mais, mas não vamos conseguir com o atual modelo baseado no tripé juros altos, superávit primário e câmbio sobrevalorizado. É preciso superar a ditadura do capital financeiro para permitir a expansão da produção e da nossa capacidade de investimento”.

O novo deputado disse que vai se unir à bancada do seu partido na aprovação de todos os projetos que contribuírem com os avanços, citando o Plano Nacional de Educação (PNE) como exemplo importante de avanço.

“Irei trabalhar para a volta do texto da Câmara que garante de fato 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação pública”, declarou.

Ao citar a luta pelo PNE, Petta retorna ao início de sua trajetória política, iniciada aos 16 anos na cidade de Campinas (SP).(Carta Campinas com informações do Vermelho.org)