O verão é a estação do ano mais quente e por isso muitos aproveitam esse período para tirar férias, viajar e se divertir com a família. Nessa estação do ano, os dias são mais longos e com a mudança no horário, muitos aproveitam para realizar exercícios físicos e assim buscar, manter ou conquistar o corpo desejado.

Foto: Arquivo Pessoal
Equilíbrio alimentar com exercícios físicos é fundamental para a saúde no verão

Porém, tais práticas requerem cuidados nas alimentações, que às vezes passam a ser reduzidas de maneira prejudicial à saúde. Uma boa alimentação para quem realiza exercícios físicos no verão faz toda diferença nos resultados e também são fundamentais para manter uma boa saúde.

Em entrevista ao Carta Campinas, a nutricionista Isabela Bernasconi José, do Hospital e Maternidade Celso  Pierro (HMCP), explica como deve ser a alimentação ao realizarem exercícios físicos, como também, ensina como proceder na alimentação correta durante o verão.

Carta Campinas: Que alimentos são mais adequados no verão para quem busca um equilíbrio alimentar com exercícios físicos?

Isabela Bernasconi José: No verão devemos sempre optar por alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água, como saladas, frutas, sucos, legumes, peixes e carnes magras. Evitar frituras, alimentos industrializados ricos em sal, excesso de açúcar e tomar cuidado com bebidas alcoólicas e refrigerantes. Fracionar a alimentação em 5 a 6 refeições por dia também é muito importante e vantajoso para o organismo; comer pouco e várias vezes ao dia. Para quem vai praticar atividades físicas, comer uma refeição rica em carboidrato de 60 a 30 minutos antes do exercício vai garantir energia, e tomar muito líquido antes, durante e depois é muito importante nestes dias de muito calor.

CC: Como prevenir a ansiedade com a alimentação?

Isabela Bernasconi José: Estabelecer uma rotina alimentar pode ajudar a prevenir ansiedade.  Definir horários e não pular refeições, definir o que comer em cada refeição, comer devagar, sem fazer outra coisa como assistir televisão, usar o computador ou celular e trabalhar. Alguns alimentos ajudam na prevenção e combate à ansiedade por conter  aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, e a ansiedade e aumentando os níveis de um hormônio responsável pelo bem-estar e relaxamento chamado serotonina. Estes alimentos são as frutas cítricas, leite e derivados, os carboidratos, carnes, peixes e ovos, banana, chocolate e folhas verde escuras como o espinafre.

CC: Que tipo de alimento é mais apropriado para digerir nos horários noturnos?

Isabela Bernasconi José: À noite, quanto mais leve a refeição, melhor. Leve não quer dizer pobre, e sim de fácil digestão. A combinação de carnes magras, salada, legumes cozidos e um carboidrato como o arroz, pão ou uma massa é a melhor opção. Frutas, sucos e iogurtes também podem ser incluídos nesta refeição. O importante é não comer muito próximo da hora de dormir (pelo menos 1 hora antes) e não exagerar na quantidade.

CC: Quais são os nutrientes necessários para o corpo e que não devem ser excluídos da alimentação ao fazer uma dieta?

Isabela Bernasconi José: Os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo são os carboidratos encontrados nos pães, massas e tubérculos, as proteínas magras das carnes, peixes, leite e ovos, as gorduras de boa fonte dos óleos vegetais, azeite de oliva, e oleaginosas como castanhas e nozes, e as vitaminas e minerais, encontradas principalmente nas frutas e vegetais frescos. A combinação de todos esses elementos em todas as refeições, garantem saúde e equilíbrio para quem quer fazer uma dieta sem riscos para o organismo. Beber bastante água, sucos naturais, água de coco e chás ao longo do dia é muito importante para manter o corpo hidratado, repondo as perdas durante os dias quentes. (Por Eliane Honorato para Rede Carta Campinas)