CONCERTONesta terça-feira, às 19h, na Sala Multiuso do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, ocorrerá um Concerto de Livre Improvisação com a Orquestra Errante da USP e o Coletivo Improvisado da Unicamp. O concerto pretende valorizar a prática da Livre Improvisação em música que se baseia na busca pelo novo, pelo diferente, sem se restringir às adequações de estilo como ocorre nas improvisações idiomáticas.

O músico não se faz, dessa forma, um “franquiado” de um estilo, mas um artista criativo de sua própria poética. A improvisação coletiva se desenvolve através de uma construção interativa, como uma conversa, ou um jogo.

A Orquestra Errante | O.E. é um grupo experimental de Livre Improvisação coletiva ligado ao Departamento de Música da ECA/USP. A prática criativa e experimental da O.E. é baseada na superação dos idiomas musicais tradicionais e na ideia de que qualquer som pode ser musical. É absolutamente democrática, não hierarquizada e portanto todos os músicos são intérpretes-criadores. Cada performance é única e singular e não se almeja a criação de obras. O processo é o que importa. Fundada e coordenada pelo compositor, pesquisador, saxofonista e professor do Departamento de Música da ECA/USP Rogério Costa, a O.E. faz parte de seu projeto de pesquisa sobre a improvisação e suas interfaces (com a composição, tecnologia, educação etc.). A O.E. é composta por músicos oriundos dos cursos de graduação, pós-graduação, pós-doc e professores da USP.

O Coletivo Improvisado | C.I. é pioneiro grupo de Livre Improvisação da Unicamp formado em 2013 e dá suporte ao projeto do Laboratório de Educação Musical (LabEM) ligado ao Ciddic da Unicamp. É um grupo de performance e investigação que pretende realizar intercâmbio com outras universidades, produção acadêmica multidisciplinar e difusão artística dentro e fora da Unicamp. Coordenado por Manuel Falleiros, Doutor em Processos Criativos pela Eca/USP, pesquisador dos grupos CogNICS e CyberSOM. O C.I. é composto por alunos de diversos departamentos e institutos da Unicamp e pesquisadores. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)