É comum ver um adulto parecendo bobo, com aquela voz de desenho animado, ao falar com um bebê. Pode parecer só brincadeira, mas é muito importante para o bebê. Segundo neuropediatra Abram Topczewski, brincar, falar e dar carinho e atenção são fundamentais para o desenvolvimento motor e cognitivo (ou neuropsicomotor) da criança.

 neuropediatra Abram Topczewski
Neuropediatra Abram Topczewski

O desenvolvimento neuropsicomotor são as aptidões motoras, intelectuais e emocionais da criança. No decorrer dos meses, o bebê começa a desenvolver essas habilidades, que são muito importantes para o seu crescimento saudável. Do mesmo modo, os pais podem incentivar, nas fases do crescimento do bebê, o progresso dessas habilidades.

Em entrevista ao Carta Campinas, o médico Abram Topczewski, do hospital Albert Einstein, explica como ocorre esse processo de desenvolvimento no bebê.

Carta Campinas: Um recém-nascido pode executar reações motoras que não dispõem de aprendizados ou tenha relação com algum tipo de treinamento que o leve a ter essa reação motora?

Foto: Eliane Honorato
Brincar é fundamental para a criança

Abram Topczewski O recém-nascido apresenta algumas capacidades como a sucção, deglutição , respiração, choro, reação à dor etc.

CC – Com quantos meses um bebê passa a ter percepção das coisas?

Abram Topczewski Desde o nascimento com capacidade auditiva, reações aos estímulos visuais.

CC – Como se dá o desenvolvimento dos movimentos do bebê, como por exemplo, engatinhar, arrastar ou outros tipos de movimentos? 

Abram Topczewski Por conta da maturação das estruturas nervosas ( mielinização) o desenvolvimento motor se faz no sentido  céfalo caudal, ou seja sustenta a cabeça. Fica sentado, fica em pé.

CC – O que é Reflexo de Moro?

Abram Topczewski É um reflexo que simula o movimento de um abraço e que se manifesta por ocasião de ruídos ou movimento do pescoço. Persiste até em torno dos 6 meses.

CC- De que forma os pais devem estimular o desenvolvimento cognitivo e motor do bebê?

Abram Topczewski Brincado, falando, dando carinho e atenção.

CC – Como proceder nos casos em que é perceptível que o bebê não responde aos estímulos do desenvolvimento neuropsicomotor?

Abram Topczewski – Procurar um neuropediatra para orientação.

(Por Eliane Honorato para a Rede Carta Campinas)