A liderança nas pesquisas até o momento do candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL) tem dado asas a atitudes fascistas em vários locais do Brasil. Desta vez foi no Colégio Técnico Cotuca, em Campinas, onde um professor, que sofreu um ataque racista e homofóbico.

Na última quarta-feira (19) uma mensagem com ofensas racistas e homofóbicas foi deixada no escaninho de um professor do colégio. “Caro professor, fica a dica: você é preto e viado, seu lugar não é na sala de aula”, dizia o texto.  A direção do colégio afirmou em nota que “ocorreu um lamentável e gravíssimo caso de discriminação nesta quarta-feira (19) no Cotuca.  Prestamos solidariedade ao professor e exigimos respeito por todos os membros de nossa comunidade”.

O colégio pertence a Unicamp e a reitoria publicou uma nota de repúdio. A Reitoria e a direção da escola afirmam que tomarão as providências para apurar o fato, identificar o autor e aplicar as medidas cabíveis. Veja nota:

Nota de repúdio às ofensas racistas e homofóbicas no Cotuca

A Reitoria da Unicamp condena com veemência a mensagem com ofensas racistas e homofóbicas deixada no escaninho de um professor do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) nesta quarta-feira (19).

Atos dessa natureza são incompatíveis e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma comunidade que preza pela democracia, a diversidade e a convivência respeitosa entre seus integrantes.

A Reitoria da Unicamp e a Direção do Cotuca tomarão todas as providências para apurar o fato, identificar o autor desse ato deplorável e aplicar as medidas cabíveis. Um boletim de ocorrência será registrado pelo professor vítima das ofensas.

Ainda na quarta-feira (19), a Direção do Cotuca manifestou integral solidariedade ao professor, reiterando os esforços para uma  convivência que respeite a pluralidade e a diversidade em todos os aspectos.

Em sua manifestação, a Direção do Cotuca também esclarece que, a partir desse lamentável caso, um conjunto de ações de formação será intensificado pela Comissão Cidadã do Colégio, que conta com participação dos alunos, funcionários e professores.
Secretaria de Comunicação da Unicamp

Campinas, 20 de setembro de 2018.