O eurodeputado Roberto Gualtieri, presidente da Comissão de Economia do Parlamento Europeu, afirmou, após estudar a sentença que condenou o ex-presidente Lula, que ficou “chocado” com a sentença de Sérgio Moro, no caso do triplex.

“Eu achei incrível que a tese do Moro reconheça que o triplex não é do Lula”, afirmou sem disfarçar a ironia presente na frase. Ele também disse que o texto do juiz Sérgio Moro será estudado por anos nas universidades como um exemplo de má justiça. No bom português, a sentença de Sérgio Moro é uma aberração jurídica.

“Eu queria estudar seriamente o processo. Eu achei incrível que a tese do Moro reconheça que o triplex não é do Lula. Ele nunca habitou, nunca foi transferido para ele. Em uma causa civil, se ele quisesse reclamar essa propriedade, não seria possível. Então, não tem materialidade da suposta corrupção. Tudo é indireto. Ela aponta os desvios da Petrobras fazendo um círculo sem mostrar que houve a troca de beneficio e dinheiro, que é o substancial para o crime de corrupção na jurisprudência em todo o mundo. Então, falta prova e culpa. Do ponto de vista jurídico é uma coisa incrível”, afirmou.

Sobre Moro, disse que ao ler a sentença, o juiz se coloca como acusador e não como julgador. “Ontem mesmo eu vi uma entrevista (de Sérgio Moro), que parece de um líder político candidato do partido de direita. Seria tudo ótimo, único problema é que essa pessoa não quer se submeter ao voto popular e quer utilizar a função jurisdicional do estado, que são duas coisas que têm que ser distintas. Eu pessoalmente considero muito politizado esse processo”, critica.

O deputado Europeu acha importante a opinião publica internacional se envolver e acompanhar esse caso das eleições deste ano e dos procedimentos judiciais do Brasil. (Com informações da AGPT)