Em São Paulo – Até o dia 17 de junho, o Sesc Belenzinho recebe a Mostra de Repertório do Teatro de La Plaza na qual a Companhia homenageia seu diretor, Héctor López Girondo, com a apresentação de cinco espetáculos: Histórias com Desperdícios, Mágico por Acaso, Deu a Louca no Museu, A Revolução na Cozinha e Suma Daqui, Menino!

A Mostra de Repertório da Cia. Teatro de La Plaza pretende apresentar ao público a versatilidade desenvolvida ao longo dos 35 anos da Companhia na linguagem do teatro de animação, além de prestar uma homenagem ao fundador e diretor da Companhia, Héctor López Girondo.

Ator-bonequeiro, dramaturgo e produtor argentino que escolheu o Brasil como palco de criação, Héctor formou-se como ator na Escola de Teatro Buenos Aires e como bonequeiro na Escola de Titiriteros de Ariel Bufano. Inquieto e curioso foi também co-fundador e colaborador do Museo Viajero, grupo dedicado a encenar episódios da História argentina. Escreveu e dirigiu mais de 30 espetáculos teatrais, apresentados em mais de 15 países. Recebeu diversos prêmios, como o da UNIMA-Argentina (União Internacional de Marionetistas), duas edições do Sesi Montagens Inéditas, quatro edições do Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, o Honorary Award (Quanzhou, China), o Special Prize of Jury (Isfahan, Irã) e outros. Além dos grupos que fundou, também dirigiu o grupo de Titiriteros del Teatro San Martín, em seu país de origem e as companhias La Mar de Marionetas e Hilando Títeres, na Espanha.

A classe artística, especialmente aquela ligada à tradição dos bonecos, foi muito enriquecida com esta figura curiosa que viajou e apresentou-se em países de tradições tão diferentes, “inventando uma língua própria”. Essa língua que une pessoas de todo o mundo, como o próprio Héctor dizia…

Veja abaixo mais detalhes da programação completa da Mostra:

Dias 26 e 27 de Maio – Histórias com Desperdícios:
Um catador de recicláveis transforma os desperdícios que encontra no caminho em um belo cenário, que monta sobre o seu carrinho. Tecidos, caixas de papelão, latinhas e embalagens de plástico transformam-se, à vista do público, em dois países vizinhos, separados por um rio. O catador brinca de dar vida às suas criaturas e é aí que ele se revela um encantador e apaixonante poeta que nos deixará uma bonita mensagem de esperança.
Ficha Técnica – Dramaturgia: Héctor López Girondo. Assistência de direção, operação de luz e som: Luz López. Elenco: Wagner Dutra. Cenário, figurinos e bonecos: Miguel Nigro

Dias 31 de Maio e 01 de Junho – Mágico por Acaso
O Grande Patrick – típico ilusionista de cartola e black-tie, com sua famosa varinha mágica – além de nos surpreender com os clássicos números de mágica, é o apresentador de uma fascinante trupe de artistas. O espetáculo é uma singela homenagem aos diferentes tipos de mágicos da história e aos seus truques característicos.
Ficha Técnica – Dramaturgia: Héctor López Girondo e Miguel Nigro. Assistência de direção, operação de luz e som: Luz López. Elenco: Afonso Braga e Gabriela Meinrath. Cenário e bonecos: Miguel Nigro. Figurinos: Claudia Melo.

Dias 02 e 03 de Junho – Deu a Louca no Museu
O museu vai receber uma importantíssima obra de arte e o funcionário encarregado de proteger o precioso acervo deverá reforçar a segurança. Porém, um estranho visitante irá colocar em risco a valiosa coleção artística. O guarda terá que usar toda a sua esperteza para evitar que as obras de arte sejam roubadas. Será que o bandido conseguirá se apropriar de alguma obra de arte, ou as obras se apropriarão dele?
Ficha Técnica – Dramaturgia: Héctor López Girondo e Miguel Nigro, com colaboração de Fábio Parpinelli. Ideia original: Miguel Nigro. Elenco: Afonso Braga, Gustavo Martins e Wagner Dutra. Cenário e figurinos: Liz Moura e Miguel Nigro. Iluminação e operação de luz e som: Luz López. Truques e mágicas: Héctor López Girondo e Miguel Nigro. Assessoramento em mágica e truques: Bodie Blake. Locuções: Fábio Parpinelli e Luz López.

Dias 09 e 10 de Junho – A Revolução na Cozinha
Um atrapalhado Chef de restaurante, depois de arrumar sua cozinha, resolve tirar um cochilo. Enquanto ele dorme, os objetos, utensílios e alimentos, começam aos poucos a ganhar vida, falando e se mexendo, provocando uma verdadeira Revolução na Cozinha.
Ficha Técnica – Dramaturgia: Héctor López Girondo e Julio Cesar Pompeo. Elenco: Afonso Braga e Wagner Dutra. Cenário e figurinos: Miguel Nigro. Iluminação e operação de luz e som: Luz López. Criação dos mecanismos e desenvolvimento da técnica robótica: Héctor López Girondo.

Dias 16 e 17 de Junho – Suma Daqui, Menino!
Danilo é um menino muito curioso, que adora meter o nariz onde não é chamado. De tão enxerido que é, vive ouvindo os outros dizerem a ele: “Suma daqui, menino! Desapareça!” E ele resolve desaparecer mesmo…
Ficha Técnica – Dramaturgia: Héctor López Girondo. Elenco: Fábio Parpinelli, Liz Moura, Neto Medeiros e Rosana Serra. Cenário e bonecos: Miguel Nigro. Operação de luz e som: Luz López. Produção: Teatro de la Plaza e Cia. Patética.

Os ingressos para os espetáculos variam de R$ 6 a R$ 20 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local: Teatro