O governo Michel Temer (PMDB) deve entregar mais um símbolo do Brasil. A empresa norte-americana Boeing está negociando a compra da Embraer, que é uma das principais empresas mundiais de aviação e que desenvolve projetos militares importantes no Brasil como os caças militares e também do maior avião militar já produzido no Brasil, KC-390.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Wall Street Journal. De acordo com o jornal norte-americano, a Boeing estará disposta a pagar acima do valor de mercado (a Embraer está avaliada em 3,7 milhões de dólares). O governo brasileiro precisa autorizar a venda porque detém o golden share. O governo negou que vá autorizar a venda. Outra versão sobre a venda da Embraer seria uma “associação” com a Boing e não uma venda do controle da empresa.

O governo Temer, que chegou ao governo por meio de um golpe parlamentar em 2016 e tem o apoio do PSDB e de partidos evangélicos, desmontou a legislação do pré-sal que beneficiaria a saúde e a educação da população brasileira. Depois entregou o pré-sal para o controle de empresas e estatais dos EUA, Europa e Ásia e aprovou legislação que beneficia as empresas petroleiras, permitindo que produza grandes plataformas e maquinários no exterior, gerando empregos nesses países. A oposição acredita que o golpe parlamentar foi comprado com recursos de grandes empresas internacionais e nacionais em busca das riquezas do país.