Maria Peregrina – Vice-versa de Teatro

O grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas, realiza a 3ª Mostra Geral do Teatro entre os dias 18 e 30 deste mês, com programação voltada para o público geral. Ao todo, serão 15 eventos culturais, entre espetáculos e oficinas, no TAO (Teatro Arte e Ofício).

Abrindo a programação, no dia 18 (sábado), às 20h, será apresentada a peça “Maria Peregrina”, do Grupo Vice-Versa, de Registro – SP. Não faz muito tempo e o mundo era outro. As coisas todas eram outras. O tempo desfez. O tempo desfaz toda solidez. E o tempo faz. Como fez as coisas de hoje, tão diferentes. Mas o que o tempo desfez, a memória refaz. Refaz melodias, reconstrói as poucas casas, retraça no papel branco da imaginação aquele tempo em que o mundo era outro. Um mundo de lembranças e pessoas que o tempo desfez. Mas a memória refaz.

No domingo (19) às 20h, a Mostra receberá a Cia 3º Ato, de Piracicaba-SP, com o espetáculo “Erêndira”, a história de uma menina que vive com a avó e lhe obedece exaustivamente. Um incêndio destrói a casa onde moravam e os vestígios de uma fortuna já acabada, e a avó decide explorar a neta, para pagar pelo estrago. Em meio aos abusos, o amor pode mudar seu destino.

Na segunda-feira (20), é a vez do grupo Capitães da Areia, de Campinas-SP, apresentar, às 20h, o espetáculo “Noites no Cais”. Este é o primeiro espetáculo cênico do grupo Capitães De Areia, um mergulho no romance “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. Com sambas originais baseados no enredo da obra, intercalados com interpretações de trechos do livro e cantigas do sagrado candomblé.

Na terça-feira (21), às 20h, o grupo Anankê, de Indaiatuba-SP, apresenta o espetáculo infantil “Borandá”. A peça é composta por três sagas que expõem diferentes visões sobre o processo migratório, a partir dos personagens Tião Cirilo, João de Galatéa e Maria Déia. Reúnem-se em um só espetáculo comédia, drama e lirismo, numa narrativa que apresenta total semelhança com a vida de tantos brasileiros e brasileiras que cruzam e descruzam o chão deste país.

Na quarta-feira (22), a Cia Gare, de Campinas-SP, apresenta, às 20h, a peça “A Cidade Perdida”. Em uma região deserta, criminosos em fuga, movidos por sua ambição, constroem uma cidade arapuca, uma nação dos prazeres, à qual dão o nome de Mahagonny. A fama da “cidade paraíso” se expande rapidamente, atraindo tubarões e descontentes de toda parte. Chega também à cidade um tal de Paul Ackerman, cuja trajetória nos permite acompanhar o apogeu e a decadência da cidade perdida.

Na quinta e sexta-feira (23 e 24), às 20h, os alunos do 2º Módulo das Oficinas de Formação de Atores, oferecidas pelo grupo de teatro Os Geraldos, apresentam a “Mostra de Cenas Curtas”, com cenas resultantes do trabalho desenvolvido nas oficinas, que consistiu em um programa de criação orientado. O processo partiu de uma investigação sobre temas que fossem urgentes para cada um, evoluindo para a construção da dramaturgia e escolhas de figurino e cenário de modo a estimular o aluno a conquistar autonomia sobre sua criação cênica.

No sábado e domingo (25 e 26), o grupo de teatro Os Geraldos oferece, em Indaiatuba, das 9h às 18h, a oficina “Direção e Dramaturgia”. Nesta oficina, são trabalhadas as noções gerais de direção e dramaturgia, bem como apesentadas as referências da evolução no tempo desses dois pilares da criação cênica. A partir desse estudo teórico-prático, será feita uma análise dos procedimentos de construções espetaculares ao longo da história do teatro, procurando compreender possíveis diálogos entre a busca pela linguagem da encenação e as diferentes formas de abordagem da dramaturgia.

Na segunda-feira (27), Os Geraldos oferece mais uma oficina, dessa vez em Campinas, das 19h às 22h, com o tema “Príncípios da Crítica Teatral”. Partindo da experiência de apreciação do espetáculo “Erêndira”, apresentado nesta mostra, a oficina abordará princípios da crítica teatral, buscando desenvolver um olhar mais apurado do espectador acerca de elementos da encenação.

Na terça feira (28), é a vez da oficina “Shakespeare em Cena”, também com Os Geraldos, das 19h às 22h. A oficina tem o intuito de introduzir uma reflexão sobre o novo lugar da dramaturgia clássica na cena contemporânea, com a apreciação de espetáculos em vídeo, como referência de abordagem atual de um dos textos dramáticos mais tradicionais da história do teatro.

Na quarta e quinta-feira (29 e 30), fechando a programação da Mostra, o grupo Protótipo, de Campinas–SP, apresenta o espetáculo “As Bruxas de Salém”. Notícias de bruxaria se espalham pelo pequeno povoado de Salém, gerando agitação e desconfiança. Como consequência, um tribunal é instaurado e os moradores do vilarejo dividem- se entre acusados e acusadores em uma perseguição visceral. O Grupo Protótipo é formado pelos alunos do 1º Módulo das Oficinas de Formação de Atores, ministradas pelos atores d’Os Geraldos durante o ano de 2017, pelo terceiro ano consecutivo.

Toda a programação tem entrada gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

3ª Mostra Geral do Teatro
Local: TAO Teatro Arte e Ofício – R. Cons Antônio Prado, 529 – Vila Nova, Campinas – SP

Dia 18 (sábado)
20h – “Maria Peregrina” – Grupo Vice-Versa (Registro-SP)
Indicação: Livre | Duração: 60 minutos

Dia 19 (domingo)
20h – “Erêndira” – Cia 3º Ato (Piracicaba-SP)
Indicação: 14 anos | Duração: 50 minutos

Dia 20 (segunda-feira)
20h – “Noites no Cais” – Capitães de Areia (Campinas-SP)
Indicação: Livre | Duração: 60 minutos

Dia 21 (terça-feira)
20h – “Borandá” – Grupo Anankê (Indaiatuba-SP)
Indicação: 12 anos | Duração: 50 minutos

Dia 22 (quarta-feira)
20h – “A Cidade Perdida” – Cia Gare (Campinas-SP)
Indicação: 16 anos | Duração: 60 minutos

Dias 23 e 24 (quinta e sexta-feira)
20h – “Mostra de Cenas Curtas” – alunos do 2º Módulo do Curso de Formação de Atores (Campinas – SP)

Dias 25 e 26 (sábado e domingo)
9h às 18h – Oficina “Direção e Dramaturgia” – Os Geraldos (acontecerá em Indaiatuba, em parceria com a Mostra de Teatro de Indaiatuba)

Dia 27 (segunda-feira)
19h às 22h – Oficina “Princípios da Crítica Teatral” – Os Geraldos
30 vagas

Dia 28 (terça-feira)
19h às 22h – Oficina “Shakespeare em Cena” – Os Geraldos
30 vagas

Dias 29 e 30 (quarta e quinta-feira)
19h e 21h “As Bruxas de Salém” – Grupo Protótipo – Alunos do 1º Módulo das Oficinas de Formação de Atores (Campinas-SP)
Indicação: 14 anos | Duração: 90 minutos

Toda a programação é gratuita. Retirada de ingressos 1 hora antes de cada espetáculo.
Inscrições para as oficinas pelo e-mail: cursososgeraldos@gmail.com
Capacidade do teatro: 150 lugares