O Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro Unificado-SP) encaminhou à Cetesb de Paulínia, na sexta-feira (20/10), uma denúncia contra a Refinaria de Paulínia (Replan) pelo descumprimento da legislação ambiental com ameaça de contaminação do Rio Atibaia.

Segundo apuração dos dirigentes sindicais, a refinaria está lançando salmoura sem tratamento, e com concentração de fenol, na lagoa de estabilização da empresa, cujo efluente deságua no manancial do Atibaia.

A direção do sindicato passou a investigar o caso em julho, após ocorrer o desabastecimento de água em Sumaré devido ao aparecimento de fenol no ponto de captação de água da cidade, que fica no Rio Atibaia.

Como medida de segurança, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento do município, interrompeu o abastecimento por nove horas, o que prejudicou cerca de 70% dos moradores.

Na ocasião, a Cetesb foi acionada para colher amostras da água do rio e emitir um laudo, já que o fenol é uma substância industrial tóxica e que pode trazer graves impactos ao meio ambiente.

O Sindicato afirmou ter constatado que a gerência da refinaria passou orientações, por meio de instrução interna de operação, para que fossem puladas etapas do processo de tratamento. “Há meses, alguns tanques do setor de Transferência e Estocagem (4112, 4114, 4116 e 4117) estão sendo drenados para o canal de água contaminada, sem passar pelo sistema de tratamento de lodo ativado. Após os resíduos chegarem à Estação de Tratamento de Detritos Industriais (ETDI), são lançados diretamente na lagoa de estabilização, cuja água escoa em direção ao Atibaia, o que pode criar um sério problema ambiental e social”, informa o ofício encaminhado à Cetesb.

Os diretores ressaltam ainda que a amostragem de controle do ETDI, utilizada como monitoramento do meio ambiente, não é mais executada pelo laboratório próprio da refinaria. O trabalho é terceirizado, realizado pela empresa Bioagri.

O ofício do sindicato pede ainda que sejam tomadas as providências necessárias “para que a Replan cesse o descarte de salmoura sem tratamento no Rio Atibaia e a atual gestão da empresa cumpra com os procedimentos determinados pela legislação, a fim de garantir a preservação ambiental e a segurança da população em seu entorno”. (Com informações de divulgação)