Na próxima quinta-feira, 27, às 20h30, acontece no Teatro do Sesc Campinas um show de samba do Núcleo Cupinzeiro.

“Marejante” propõe um caminho com referências do Sertão até o Mar e se configura como uma homenagem à cultura musical nordestina tão presente na formação da cultura musical do sudeste. Ao pesquisar os batuques (formadores do samba em São Paulo) cantados pelos escravos no século XIX em uma fazenda de café em Campinas, interior do Estado, foram encontrados registros de letras que ainda hoje são cantadas nos sambas de roda do Recôncavo baiano e em rodas de Capoeira em vários estados do nordeste.

O argumento parte deste elo musical entre os dois estados. O roteiro é composto por músicas de compositores nordestinos ou que possuam temas que se aproximem da tradição do nordeste, e também de canções inéditas de integrantes do Cupinzeiro compostas para este show. O resultado é um trabalho que tem como base o samba, mas que também apresenta em seu repertório canções e baiões, ilustrando um ambiente musical diversificado: do acompanhamento em formação de regional ao violão e voz; do sanfoneiro aos caminhos do samba.

Com 15 anos de existência, o Núcleo Cupinzeiro é um coletivo de músicos que trabalha com pesquisa e criação voltadas para a tradição do samba. Desenvolve atividades que incluem diversos aspectos do fazer musical: shows, rodas e oficinas, nos quais apresenta um pouco da memória do samba sob novas interpretações e arranjos, mantendo sempre diálogos vivos com a tradição.

Para as criações artísticas o grupo já teve como inspiração o samba paulista, as tradições do samba rural em Campinas e em sua mais recente pesquisa trabalha com as influências da música do nordeste na tradição musical do samba no sudeste. Em Campinas durante estes 15 anos, realizou uma série de atividades voltadas para a cidade, dentre elas o Bloco do Cupinzeiro, pelo qual já recebeu a Medalha Carlos Gomes. Ganhador de diversos prêmios e editais, neste ano de 2016 realizou 12 apresentações na Europa, circulando por cidades de Portugal e em Paris.

Os ingressos para o espetáculo variam de R$ 5 a R$ 17 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Anabela – voz, percussão e direção artística
Edu de Maria – voz, violão e direção artística
Lucas Arantes – cavaquinho
Edu Guimarães – sanfona e percussão
Guilherme Girardi – violão de 7 cordas
Roberto Amaral – pandeiro e percussão
Xeina Barros – percussão
João Casimiro – percussão
Warner Reis – figurinos e cenografia
Darko Magalhães – iluminação
Pedro Romão – técnico de palco
Cassiane Tomilhero e Isabela Razera – produção
Criola Design – material gráfico

Marejante, com Núcleo de Samba Cupinzeiro
27 de julho de 2017 às 20h30
Teatro do SESC Campinas – Rua Dom José I, Bonfim, Campinas, SP
Classificação etária livre
Duração: 60 minutos
Ingressos – 17,00 inteira, 8,50 meia entrada e 5,00 comerciários – à venda em qualquer unidade ou no site do Sesc