As tardes dos próximos dois domingos do Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, serão dedicadas ao circo-teatro brasileiro. A Família Burg, trupe de palhaços de Campinas, encenará duas comédias de picadeiro: Agência Marinelli (28/5, às 16h) e Ladrão de Calçola e outras peças (4/6, às 16h).

“Nas montagens, além das divertidas confusões dos palhaços, também estarão presentes convidados especiais, trazendo ao palco música, dança e outras habilidades”, destaca Joana Piza, integrante da trupe. A apresentação das peças integra um projeto da Família Burg realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Inspirada em texto do repertório do aclamado Circo Piolin desde 1950, a comédia Agência Marinelli chegou à trupe campineira pelas mãos de outro palhaço de grandes predicados: Pereira França Neto, o Tubinho. “Afundado em dívidas e sem perspectivas, um tal Sr. Marinelli resolve abrir uma agência de talentos para selecionar novos astros para o cinema. A partir disso, um desfile de tipos e artistas sonhadores começa a passar pelas mãos do falso agente”, conta a atriz.

A comédia Ladrão de Calçola e outras peças trata-se de uma compilação de esquetes de palhaço que nasceram no início do século passado. “A peça trata de uma peripécia que se passa nos bastidores de um circo. Durante os preparativos para a sessão de comédia da tarde, a palhaça Sobolha tem a sua calçola roubada do varal. Sepúlveda entra para solucionar o caso enquanto que Gonçalvez trata de pregar mais uma de suas peças”, resume.

Os ingressos são no chapéu (contribuição espontânea). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Agência Marinelli
domingo (28/5), às 16h

Ladrão de Calçola e outras peças
domingo (4/6), às 16h

Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão, em Barão Geraldo)
Quanto: Ingresso no chapéu (contribuição espontânea).