Representantes de blocos carnavalescos de rua e de escolas de samba de Campinas entregam, nesta quarta-feira, 25, uma carta aberta ao secretário de Cultura, Ney Carrasco, pedindo apoio mínimo e esclarecimentos sobre resolução que exige alvará para blocos de rua. Veja mais abaixo a carta na íntegra.

A carta foi elaborada em reunião realizada na Câmara Municipal esta semana. Representantes de blocos e escolas questionaram uma resolução da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, publicada no Diário Oficial, no dia 11 de janeiro de 2017, que exige alvará de uso de evento para blocos com “finalidade comercial”.

Segundo o vereador Gustavo Petta (PCdoB), que organizou a reunião, este critério é vago e pode gerar interpretações contraditórias, inviabilizando a saída de blocos tradicionais que contam com pequenos apoios e patrocínios de comércios locais. “Queremos que o poder público esclareça este e outros pontos da resolução, pois eles podem prejudicar o carnaval de rua. A burocracia para obter o alvará é enorme e o tempo estabelecido para isso é escasso”, afirmou.

Os representantes também discutiram a demora do governo Jonas Donizette (PSB) em se pronunciar quanto ao apoio que dará aos blocos. Os blocos estão preocupados porque a um mês do Carnaval ainda não sabem se terão apoio da Prefeitura no controle do trânsito, na garantia de segurança e na instalação de banheiros públicos ao longo dos percursos.

Confira abaixo a íntegra da carta assinada que será entregue ao Secretário Municipal de Cultura.

Campinas, 24 de janeiro de 2017

Carta aberta dos blocos de carnaval e das escolas de samba de Campinas ao Secretário Municipal de Cultura

Ilmo Secretário Municipal de Cultura, Ney Carrasco.

Diante do valor histórico e cultural que a festa do Carnaval adquiriu em nosso País ao longo dos últimos cem anos, sendo hoje reconhecida como um patrimônio do povo brasileiro e uma de suas mais marcantes formas de expressão;

Diante da tradição de Campinas na história do Carnaval do Estado de São Paulo e da força desta festa na formação da identidade e na construção do imaginário coletivo da população campineira, em especial da comunidade afro-brasileira;

E diante da ausência de apoio ao Carnaval por parte da Prefeitura Municipal e da falta de informação prestada pela mesma quanto ao regulamento adotado este ano para a saída dos blocos de rua, reivindicamos:

1. Explicação isenta de contradições e de conceitos vagos sobre o conteúdo da Resolução 01/2017, da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, quanto à exigência do alvará e à definição de “blocos comerciais” e de blocos não-comerciais”.

2. Apoio mínimo para a realização satisfatória das manifestações culturais e eventos carnavalescos, tais como: apoio ao fechamento e monitoramento do trânsito, garantia de segurança, instalação de banheiros químicos e SAMU.

3. Iniciar em março o planejamento das atividades dos blocos e desfile oficial das escolas de samba para o Carnaval de 2018 e demais anos a partir das propostas de decreto e da alteração da lei que regulamenta a festa, construídas em conjunto com blocos e escolas de samba ao longo do ano passado, dentro da Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal que analisou questões pertinentes ao tema.

Sem mais, subscrevem

Liga da Escolas de Samba de Campinas (Lesca)

Liga Independente das Escolas de Samba de Campinas (Liescamp)

Escola de Samba Ponte Preta Amor Maior

Escola de Samba Princesa de Madureira

Escola de Samba Unidos do Paranapanema

Escola de Samba Majestade do Samba

Escola de Samba Rosa de Prata

Escola de Samba Unidos do Shangai

Escola de Samba Unidos de Vila Rica

Escola de Samba Acadêmicos dos Amarais

Escola de Samba Estrela D’Alva

Escola de Samba Renascença

Escola de Samba Águia de Ouro

Escola de Samba Império do São Fernando

Mandato do Vereador Gustavo Petta (PCdoB)

Comunidade Jongo Dito Ribeiro

Bloco Urucungos, Puítas e Quijengues

Bloco Berra Vaca

Bloco da Vó Tiana

Nem Sangue Nem Areia

Bloco da Galinhada

Pacu com Cebola

Bloco Paredão

Bloco Unidos da Tribo

Bloco União Altaneira

Bloco Sonhos Havaianos

Bloco Jegue Gerso

Carnaval Folia Rua 3

Cordão do Félix

Afoxé Omí Aladò