andre-marcelo-de-sousaUma nova tecnologia, desenvolvida pela Embrapa Solos (RJ), em parceria com a iniciativa privada, pode analisar as amostras de solo de forma rápida.

Denominada de SpecSolo, a tecnologia analisa dezenas de parâmetros de fertilidade (carbono orgânico do solo, pH, cálcio, magnésio, fósforo, potássio dentre outros) e física do solo (argila, silte e areia) simultaneamente em apenas 30 segundos. A análise convencional demora dias para apresentar os mesmos parâmetros.

“A tecnologia irá permitir a substituição, com rapidez e precisão, dos métodos tradicionais em análise de solos, muitos deles poluentes ao meio ambiente, mitigando os impactos ambientais e diminuindo os custos dos laboratórios com o tratamento e destinação correta de resíduos”, afirma o pesquisador da Embrapa Solos, André Marcelo de Souza.

“A solução analítica SpecSolo é uma das maiores inovações em análise de solos das últimas cinco décadas no Brasil”, diz o chefe-geral da Embrapa Solos Daniel Vidal Pérez.

O equipamento possui um amostrador automático que permite análise simultânea de 40 amostras de solo e autonomia para trabalhar sozinho durante 20 minutos. Após esse tempo, os resultados analíticos são gerados automaticamente, acessando remotamente um banco de dados.

A tecnologia atende a diferentes públicos-alvo como laboratórios de analises de solo, cooperativas agrícolas, usinas de açúcar e álcool, órgãos de pesquisa e extensão rural, empresas de agricultura de precisão e consultores.