Por Iara Maria

imagem-faceRecentemente saiu mais uma pesquisa oriunda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostra como ainda há uma sociedade que culpa a mulher por todo assédio e crime cometido contra ela. Apesar de alguns avanços nos últimos anos, infelizmente a justiça se mostrou ineficiente quando se trata no combate e amparo a vítima.

Tudo passa inicialmente pela denúncia. E é o ponto que eu quero chegar: na dificuldade de realizar a mesma. Vários fatores inibem mulheres em denunciar crimes: medo, vergonha (…) Enfim podemos listar vários.

Nos crimes cibernéticos a dificuldade ainda é maior, pois é praticamente inexistente alguma ferramenta que combata o machismo de forma clara e especifica. Nas mídias sociais temos que contar com a interpretação dos órgãos que apuram as denúncias internas. E muitos deles são vistos como não viola os nossos Padrões da Comunidade” (retirado da caixa de suporte do face book)

A dificuldade faz com que vários desistam de denunciar abusos cibernéticos.

Um caso que enfrentamos atualmente é com a página “ Novinhas afim de ficar com homens mais velhos”  que claramente abre brechas que ferem o estatuto da criança e do adolescente violando principalmente as adolescentes. Vários compartilhamentos de nudez entre membros do grupo com idade entre 15 e 50 anos é feito de forma irrestrita.

Apesar dos vários alertas via Face book, Polícia Federal, humaniza redes, Safernet e disque 100 a pagina permanece em pé com seus mais de 12 mil membros.

Tudo é muito cansativo e frustrante.

Fica o alerta e o pedido de ajuda.