os_homens_de_argilaEm São Paulo – Ficará em cartaz até o dia 28 deste mês de agosto, a 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com produções inéditas, animações e filmes a partir do olhar infantil.

A programação, que começou no último dia 10, quarta-feira, traz, ao todo, 37 filmes, incluindo as animações que integram a programação pela primeira vez, e também curtas-metragens. Entre os destaques da mostra estão Ave Maria – indicado ao Oscar 2016 – e a animação O Profeta. As exibições ocorrem em quatro espaços: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), CineSesc, Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade.

Como nas edições anteriores, o diálogo, a hospitalidade e a abertura ao outro estão presentes nas produções que integram a programação. Facetas que convidam o público a refletir sobre questões atuais como conflitos, deslocamentos humanos e xenofobia. A mostra busca ainda apresentar uma programação de filmes contemporâneos com importante repercussão em festivais internacionais, abordando a diversidade do mundo árabe em temas políticos, sociais e culturais de seus países.

“O primeiro objetivo da mostra é apresentar a cinematografia dos países árabes para o público brasileiro. Os países árabes possuem rica produção cinematográfica há muito tempo e, infelizmente, o acesso a esses filmes, no Brasil, ainda é muito restrito”, disse o curador da mostra, Geraldo Adriano Godoy de Campos.

Segundo a organização do evento, a escolha dos filmes, assim como a organização das atividades paralelas, orienta-se pela convicção de que os cineastas árabes e suas sociedades têm muito a dizer ao público brasileiro, desfazendo estereótipos transmitidos pelos meios de comunicação.

“[Temos] diariamente na mídia um conjunto de representações muito estereotipadas. Parece que estamos voltando, infelizmente, para um momento em que os estereótipos e as imagens negativas associadas ao mundo árabe e ao islã vêm aparecendo com mais frequência”, avaliou Campos.

A Mostra está dividida em cinco sessões temáticas: Panorama Mundo Árabe; Cinema Palestino; Diálogos Árabe-Latinos; Imagem, Tempo e Memória; e Pequenos Olhares. Haverá, ainda, encontros com diretores brasileiros. Entre eles, Marcelo Masagão, Luiz Bolognesi e Thiago Mendonça. Um dos objetivos da mostra é buscar espaços de diálogo entre as obras de diretores árabes e brasileiros, explicou o curador.

A programação completa da mostra está no site. (Da Agência Brasil)