cena-do-filme-campo-grande-1464636816324_956x500 (640x335)
Cena de “Campo Grande”

O Espaço Reserva Cultural, em São Paulo, traz em sua programação de cinema filmes como a produção francesa ‘O Valor de um homem’ e o brasileiro ‘Campo Grande’.

“Campo Grande”, um filme de Sandra Kogut, acumula prêmios internacionais, incluindo o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Havana e no Festival de Málaga para Sandra Kogut. No filme, Ygor e Rayane foram abandonados na porta de Regina, no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro.  Essa chegada repentina e inesperada na vida de Regina e a busca pela mãe das crianças irá mudar suas vidas para sempre.”

A diretora Sandra Kogut é carioca, mas morou e trabalhou fora do país como artista, criando instalações e performances, depois como diretora de documentário e ficção, tornando-se nos anos 80 uma das pioneiras na videoarte brasileira.

“O Valor de um  homem”, dirigido por Stéphane Brize, traz a história de Thierry (Vincent Lindon) que, aos 51 anos, após 20 meses de desemprego, consegue um novo trabalho, mas logo se vê ante um dilema moral. Para manter o seu emprego, ele deverá aceitar tudo? Vincent Lindon oferece um desempenho poderoso como protagonista” segundo o  The Hollywood Reporter, e já recebeu o prêmio de Melhor Ator em Cannes em 2015 e no César Awards deste ano.

“Um drama social impressionante” segundo o Variety, o longa trata da crise econômica de 2008 que ainda ecoa nos países europeus, que desde então enfrentam altas taxas de desemprego e que agora refletem também uma atual situação no Brasil.

“Um Brinde à Vida”, de Jean-Jacques Zilbermann e “A Odisseia de Alice”, de Lucie Borleteau, são outros destaques da programação de cinema do Espaço que pode ser vista no SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)