Dr. Sergio Gallo (640x426)No próximo sábado, 11/06, às 20h, no Instituto CPFL em Campinas (SP), o artista Steinway Sérgio Gallo apresenta um recital de piano solo com obras de Cowell, Harrison, Villa-Lobos, Muczynsky e Chasins em um concerto que faz parte da série “A Arte do Diálogo”, uma série de concertos de musica contemporânea do Instituto CPFL, que tem a curadoria da pianista Thais Lopes Nicolau.

Com obras de compositores que inovaram a escrita para piano dos séculos 20 e 21 no Brasil e nos Estados Unidos, o pianista e artista Steinway Sérgio Gallo apresenta o programa “Experimentalismo e diversidade sonora”.

“No programa, obras de Henri Cowell e Lou Harrison mostram experimentos relacionados à sonoridade e textura, com a produção de sons por meio da combinação de toque direto nas cordas e clusters produzidos pelas mãos e braços. Com Rudepoema, Heitor Villa-lobos faz transparecer não só a técnica brilhante do pianista, mas sonoramente revela uma atmosfera rica em sons de pássaros, danças indígenas e alusões aos ruídos das florestas brasileiras”, diz Thais.

“A música contemporânea, com suas características de experimentalismo e de constante busca pelo novo, dialoga e transita espontaneamente entre as linguagens da música de concerto europeia e os elementos originais das culturas de outras regiões. A liberdade e a variedade das linguagens musicais dos séculos 20 e 21 se inspiram e incorporam sonoridades e ritmos singulares que não só evocam lugares distantes, mas que, acima de tudo, remetem o ouvinte a características culturais e perspectivas que o intrigam e seduzem. Esta integração cultural e peculiaridade na linguagem contemporânea afloram nos concertos de junho no Instituto CPFL”, afirma a curadora.

Mais informações na página do Instituto CPFL. (Carta Campinas com informações de divulgação)