imagem_release_684041 (640x427)A Mostra Jazz Campinas ocorre de 26 de junho a 2 de julho em diversos espaços abertos e casas de show da cidade de Campinas. Nesta segunda edição, o evento ocorre em parceria com outras iniciativas independentes já consolidadas com o projeto. É o caso da Mostra Curta Audiovisual que participará exibindo curtas-metragens sobre músicas, selecionados na última edição da Mostra.

A Mostra Curta Audiovisual, realizada por produtores culturais independentes em Campinas desde 2006, oferece uma programação com sessões de curtas-metragens, especiais, oficinas e palestras. Durante a II Mostra Jazz Campinas, o público terá a oportunidade de conferir 5 curtas-metragens do acervo da Mostra (filmes exibidos nas edições anteriores do evento), uma seleção especial pra quem curte uma boa música.

Para esta exibição com tema musical, especificamente o jazz, a Mostra propõe sair da sala de cinema para ocupar uma praça pública em Barão Geraldo: a Praça do Coco.

A abertura será às 18h30 do domingo (26) com a exibição de Aqui Jazz (20’). O filme que acontece na década de 70 retrata o sucesso de uma banda de Jazz em São Paulo. A história se passa através das recordações do espírito do saxofonista da banda que não aceita sua morte e vive de recordações da época que fazia sucesso.

Em seguida, com duração de 5 minutos, o audiovisual Chá dará sequência à programação. A produção é livremente inspirada no livro “Alice no País das Maravilhas. Visiônica (7’) é o terceiro videoclipe e retrata um homem que se desloca pela cidade deserta em busca de suas imagens mentais.

Música Operária (25’) e Insano Jazz (5′) finalizam a compilação especial de curtas-metragens. O primeiro é um documentário sobre a Corporação Musical Operária da Lapa – fundada em 1881 – que é constituída em sua maioria por trabalhadores operários. Além disso, é o grupo musical mais antigo em atividade na cidade de São Paulo. Já Insano Jazz (5’), é uma narrativa aleatória que pretende, de certa maneira, ilustrar a trilha sonora: um free jazz. A música tem lugar no primeiro plano, como uma personagem invisível que percorre num ritmo frenético toda a trajetória das imagens. É um percurso deslumbrante e sensorial. As sequências fazem alusão ao clima, cultura e imaginário cotidiano do Espírito Santo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Mostra Curta Audiovisual participa da II Mostra Jazz Campinas
Data: 26 de junho, às 18h30
Valor: entrada gratuita
Local: Praça do Coco – Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo/Campinas
Para outras informações, acesse a programação completa da Mostra Jazz Campinas na página do evento no Facebook