Caminhão-CMGA primeira edição do Festival CMG (Cinema, Música e Gastronomia) está com inscrições abertas para interessados em participar do workshop intensivo de linguagem cinematográfica. A atividade será realizada no MIS (Museu da Imagem e Som), em Campinas, no dia 15 de julho, das 14h às 21h. As inscrições são gratuitas, limitadas a 40 vagas, e devem ser realizadas através do e-mail: [email protected].

Ministrada por mestres e doutores da Universidade de São Paulo – Mariella Augusta, Maurício Taveira, e Flávio Villar Fernandes, a atividade é dividida em três aulas com duas horas de duração, cada:

Aula 1: Narrativa – 14h às 16h – Ministrado por Mariella Augusta, o encontro aborda os diferentes tipos de narrativas exploradas no cinema, também são discutidas as funções dramáticas de um filme, os gêneros cinematográficos e a história das emoções.

Aula 2: Linguagem cinematográfica – 16h30 às 18h30 – Ministrada por Maurício Taveira, a atividade tem foco na análise dos elementos que compõem a linguagem de um filme, apresentando os diferentes tipos de planos, cenas, sequências, enquadramentos e movimentos de câmera.

Aula 3: Música e trilha sonora – 19h às 21h – Flávio Villar Fernandes ministra o workshop, que aborda a importância da trilha sonora em uma obra audiovisual. Composição de trilhas originais, composições de trilhas sonoras, escolha de músicas, sonoplastia, além dos procedimentos, métodos e técnicas são alguns dos tópicos a serem apresentados.

O Festival CMG é um evento multicultural itinerante e gratuito que tem como fio condutor apresentações open air de filmes com bandas tocando suas trilhas sonoras ao vivo, workshop de cinema e gastronomia, por meio de parcerias com Food Trucks. O Festival CMG acontece em volta de um caminhão-palco, veículo com 14 metros de comprimento adaptado para receber projeções de cinema e se transformar em um palco para shows, que apresenta os filmes – “Maria Antonieta” (Sofia Coppola, 2006); “Febre da Juventude” (Robert Zeneckis, 1978), “Escola do Rock” (Richard Linklates, 2003), e “Os Irmãos Cara-de-Pau” (John Landis, 1980), escolhidos por terem trilha sonora expressiva que será tocada pela banda Ted Marengos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Workshop – Festival CMG em Campinas
15 de julho, das 14h às 21h – Workshop
Museu da Imagem e do Som – MIS
Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas
Mais informações : www.festivalcmg.com.br