25693887032_da2db24279_zA Câmara de Campinas aprovou por unanimidade um projeto de lei que garante o direito das mulheres a terem o acompanhamento de doulas durante o parto e pós-parto em hospitais, maternidades e casas de parto públicas e privadas de Campinas.

O projeto foi aprovado em primeira votação e, como 31 vereadores foram favoráveis, deverá também ser aprovado em segunda votação e ir para sanção do prefeito Jonas Donizette (PSB).

As doulas são profissionais capacitadas a dar apoio às mulheres, (e aos seus companheiros e/ou outros familiares) proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte antes, durante e após o nascimento de seus filhos. De acordo com a proposta, se a grávida quiser o acompanhamento de uma doula, o acesso deverá ser liberado pela unidade de saúde no período de trabalho de parto, durante o parto propriamente dito e no pós-parto imediato.

“O acompanhamento de uma doula colabora na humanização do parto, dando mais segurança e conforto à mulher”, afirmou Tourinho, autor da proposta em parceria com Gustavo Petta (PCdoB) e Thiago Ferrari (PTB).

O projeto também específica que a presença da doula não substitui o direito da mulher de ter também um acompanhante durante o parto, que pode ser o pai da criança ou outra pessoa escolhida por ela.(Carta Campinas com informações de divulgação)