FEIRANo próximo sábado, dia 21 de maio, a partir das 9h, será realizada na Sede do SINPRO, em Campinas, a Feira de Cultura Indígena.

A Feira terá exposição e venda de artesanato, apresentações de canto e dança, sessão de contação de histórias, pintura corporal e rodas de conversa.

A gastronomia ficará por conta de barracas que comercializarão iguarias, como sucos naturais, milho, tapioca, açaí.

Com mais de 15 etnias representadas, a feira integra o Programa Índios na Cidade, da Opção Brasil, que busca contribuir com os povos e etnias que vivem no contexto urbano para a geração de trabalho e renda, atuação em políticas públicas, empoderamento, afirmação e valorização de sua cultura.

O início do evento será marcado por uma toré, um momento de dança e celebração, seguido de uma roda de conversa sobre as culturas indígenas e afro brasileiras nas escolas e as leis 11.645 e 10.639, que obrigam o ensino destas culturas em salas de aula e que ainda são muito pouco debatidas e incorporadas nos currículos escolares. Nesta roda de conversa, representantes dos Pontos de Cultura Comunidade Jongo Dito Ribeiro e Ponto de Cultura e Memória Ibaô e representantes indígenas da ONG Opção Brasil conversarão com o público sobre a implementação das Leis a partir de suas práticas e conceitos.

A Feira de Cultura é a atividade de encerramento do Encontro de Cultura e Educação, realizado pelo Sindicato dos Professores de Campinas e Região – SINPRO e Ponto de Cultura NINA. Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Feira de Cultura Indígena e Roda de Conversa “A Cultura Indígena e Afro Brasileira nas Escolas”
Data: 21 de maio
Horário: 9h às 20h
Local: Sede do SINPRO Campinas
Endereço: Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades Campinas – SP – Tel. (19) 3256-5022