Aida_La_Scala_3©Brescia_Amisano (640x427)Está em exibição no Cineflix, do Galleria Shopping, em Campinas, o filme de fantasia italiano “O Conto dos Contos”, de Matteo Garrone. O longa-metragem entra em cartaz pelo Projeto Belas Artes. Em competição na última edição do Festival de Cannes, “O Conto dos Contos” é inspirado em uma coleção homônima de conto de fadas publicada no século XVII pelo poeta e escritor Giambattista Basile.

O roteiro do filme constrói três histórias que dialogam abertamente com o universo fantástico, todas contextualizadas em ambientes da realeza. No reino de Longtrellis, o rei e a rainha vivem com a frustração de não poderem ter filhos. Em busca de uma solução, um mago lhes oferece uma receita: é preciso capturar o coração de um monstro marinho e fazer com que uma virgem o cozinhe. Entretanto, ele faz um alerta: toda vida criada exige uma perda, para que o equilíbrio seja mantido. Em outro país, um rei guiado pelo desejo está obcecado por uma mulher que viu pela janela, no alto de seu palácio, sem saber que ela na verdade é uma idosa. Em um terceiro país, um rei se surpreende com a descoberta de uma mosca que, alimentada por seu sangue, cresce cada vez mais.

O cineasta italiano Matteo Garrone é reconhecido no cinema pelos seus filmes crus e realistas, como o incômodo “Gomorra” (2008) e “Reality – A Grande Ilusão” (2012), uma sátira espinhosa à cultura de reality shows. Em “O Conto dos Contos”, o diretor faz o caminho oposto e enfia os dois pés na narrativa lúdica, demonstrando-se confortável na condução das histórias, amparadas por um apelo visual de marejar os olhos. O filme será exibido no cinema do Galleria Shopping em sessões diárias às 14h10, 16h45, 19h20 e 21h55.

Outro destaque é a exibição neste sábado, dia 14, da ópera “Aida”, com música de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislanzoni. A ópera é dividida em 4 atos e conta a história de Radamés, um jovem capitão da guarda do faraó que é escolhido pela deusa Ísis para comandar o exército egípcio na guerra contra os etíopes, cujo rei ameaçava invadir Tebas. A transmissão será às 21h40 e duração de “Aida” é de 150 minutos. Os ingressos já estão disponíveis para compra.

Mais informações sobre a programação do cinema pelo SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)