divulgaçãoNo dia 22 de maio (domingo), às 17h, será exibido no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, o documentário “Minha avó era palhaço” que revisista a trajetória artística da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis.

O filme narra a carreira do personagem criado por Maria Eliza, o palhaço Xamego, nas décadas de 1940 a 60,e sua longa história no Guarany, circo de família tradicional, inaugurado no início do século 20.

O documentário foi realizado pela família do Xamego, os Alves dos Reis Gabriel, sob o comando das cineastas Ana Minehira e Mariana Gabriel. Mariana é a neta da atriz Maria Eliza e recebeu o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de 2014 pelo projeto de pesquisa, intitulado “Xamego, a primeira palhaça negra do Brasil”.

Com 52 minutos , o trabalho é resultado da pesquisa com entrevistas, encontros, leituras, consultas virtuais e do vasto acervo iconográfico, além dos registros em Super 8 da atriz, que animava festas da família até alguns anos antes de falecer, em 2007, aos 98 anos.

A pesquisa e as gravações duraram mais de um ano. A equipe responsável envolveu-se cada vez mais pelo tema deste palhaço-mulher que de dia era a mãe que amamentava os filhos (teve nove) e à noite era o homem-Xamego, o palhaço que alegrava e seduzia com suas pilhérias, seus cachorros e gatos amestrados e seus musicais hilários.

Os trabalhos percorreram as cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas, Santo André e Rio de Janeiro.

Após a exibição do documentário, haverá bate-papo da equipe com o público. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Direção e Roteiro : Mariana Gabriel e Ana Minehira
Produção e pesquisa: Daise Gabriel, Roberto Salim Gabriel e Mariana Gabriel
Direção de Fotografia: Thyago Ribeiro, Rui Ogawa, Rafael Reis e Caio Mancini
Montagem: Paulo Henrique Motta e Guga Pacheco
Finalização: Guga Pacheco
Trilha Sonora: Geórgia Cynara

Documentário “Minha avó era palhaço”
Quando: 22 de maio (domingo), 17h
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Rua Regente Feijó, 859. Centro. Campinas
Entrada gratuita