32aecf20-c72d-4c15-9795-bea4f7be5e97
Turbulência

Entre os dias 24 e 29/5, o Sesc Campinas traz ao público o projeto “Cinerama”.

No sentido de fazer com que o espectador se sinta parte do processo quando o assunto é cinema, desde 1950, os avanços da tecnologia permitiram com que o ‘Cinerama’ desse aos amantes da sétima arte uma visão panorâmica do que acontece nas telas. Numa combinação das palavras cinema e panorama, ‘Cinerama’ é o registro de um processo cinematográfico de ‘widescreen’, que trabalha com imagens projetadas simultaneamente por três projetores de 35 mm, sincronizados para uma tela de proporções gigantescas e extremamente curva, com um arco de 146°. Em toda a história do cinema, a busca por novos espetáculos que proporcionassem uma experiência para além do filme, foi uma constante. Sob esta perspectiva, o chamado ‘Cinerama’ entrou para a lista das possibilidades que o ambiente escuro da sala de cinema poderia proporcionar. Originalmente, o cinerama envolvia uma complexa aparelhagem que contava com três projetores em meio arco, tela convexa e som estereofônico. Hoje, o cinema continua a explorar novos formatos de exibição, ampliando a performance de equipamentos, tanto visuais quanto sonoros, sugerindo ao espectador outras perspectivas para uma linguagem que se renova a cada novidade tecnológica.

Neste projeto, a proposta compõe uma programação híbrida que convida o espectador para experiências que exploram uma arquitetura curva, fechada, solicitando um ‘estar dentro’. As apresentações são dispostas sob o formato deste novo lugar; que adentra, envolve e aproxima. Neste espaço, acontecerão apresentações de cine-dança, registro de processos, exibições de filmes e também performances audiovisuais, com imagens e sons manipulados ao vivo, explorando a arquitetura do Espaço Arena.

Na terça, dia 24, três apresentações dão início ao projeto. Às 18h, acontece a exibição da videoperformance ‘Siga-Me’, de ‘Cynthia Domenico’. Às 19h, ‘Visualflux’ apresenta o ‘Coletivo [:a.cinema:]’, performance audiovisual de 50 minutos. Já às 20h, o filme ‘Drácula de Bram Stoker’ de ‘Francis Ford Copolla’, narra a tradicional história de um líder guerreiro que perambula por séculos como um morto-vivo após perder a mulher que amava.

Na quarta, dia 25, os destaques são ‘Trilogia da Noite’ às 18h, ‘Turbulência’ às 19h e ‘Onde Vivem os Monstros’ às 20h. No feriado da próxima quinta, o destaque é para ‘Vinícius Cardoso’ das 18h às 19h. ‘Raffab Ajá’ às 18h, ‘Ilusionismo’ às 19h e ‘O Grande Hotel Budapeste’ às 20h são os destaques da sexta, dia 27. No sábado e domingo, dias 28 e 29, o projeto tem sequencia com as exibições ‘Enquanto Seu Lobo Não Vem’ às 18h, ‘Kosmos & Arredores’ às 19h e ‘Fluente’ às 22h. ‘Cracá’ do performer Felipe Julián encerra o projeto no domingo, às 18h.

Todas as atividades são gratuitas. Mais informações no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)