13178723_1142872695775485_7860226611096118520_nNo próximo sábado, dia 7 de Maio, às 16h, o Ciclo Cinema & Literatura, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, exibe o filme “O Senhor das Moscas”, de Peter Brook, baseado no romance homônimo de William Golding.

Após um terrível acidente aéreo, um grupo de crianças vê-se perdido numa ilha deserta. Ao perceberem as dificuldades de socorro, os meninos unem-se para fazer frente ao medo e ao desespero. Mas à medida que se apossam da ilha, cresce um sentimento de competição e de luta pelo poder, que os divide em dois grupos. Ralph lidera um dos grupos e defende a pureza civilizada e a união, mas Jack não acredita em nada disso e cria uma facção de caçadores bárbaros, que acabam por entrar em guerra com Ralph. Estas mudanças transformam crianças normais em meninos cruéis, fazendo com que entrem numa guerra na qual o bem combate o mal, oferecendo uma cruel metáfora do selvagem que existe em todos nós. Direção de Peter Brook. Inglaterra, 1963. Preto e Branco, 92 min.

O romance traz uma instigante alegoria sobre a maldade humana e o pecado original é um reflexo da sociedade da época, calcada nas experiências do próprio Golding durante a Segunda Guerra, quando ele testemunhou a selvageria dos homens desesperados, alheados das normas da sociedade civilizada. Embora se circunscreva a um grupo de meninos e uma pequena ilha, O SENHOR DAS MOSCAS aborda questões inerentes à experiência humana como um todo. Romance de William Golding (1911-1993). Publicado em 1954.

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro

Entrada gratuita