Baleia Franca Austral (créd. Sebastião Salgado) (640x468)A partir da próxima terça-feira, dia 3 de maio, o Sesc Campinas recebe a exposição “Genesis” do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. A abertura da exposição acontece às 19h com exibição do documentário “O Sal da Terra”, de Wim Wenders. Na sequência, o público terá acesso às obras que, pela primeira vez, serão expostas no Sesc Campinas.

Composta por 100 fotografias, a exposição apresenta o que existe de mais intocado no planeta. Nas imagens, um pouco da realidade percorrida por oceanos, desertos de gelo e areia, montanhas e selvas ao redor do mundo. Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a mostra retrata os locais visitados por ele e sua equipe, divididas em cinco seções geográficas: Planeta Sul, Santuários, África, Terras do Norte, Amazônia e Pantanal.

Para Sebastião Salgado, “Genesis” foi um grande prêmio que ele ofereceu a si mesmo, como possibilidade de ver o que havia de mais puro, de mais bonito no mundo, mostrando essa gama de texturas que formam o planeta Terra. “Acredito que essa exposição seja um fio condutor, no qual possa mostrar às pessoas uma nova forma de ver nosso planeta, para que a gente aprenda a amar, a respeitar e a protegê-lo. Essas fotos representam o que há de mais puro no planeta e acho que temos obrigação de fazer o máximo para proteger tudo isso, e, quem sabe, juntos, recuperarmos uma parte do que destruímos”, declara Salgado.

Iguana Marinha (créd. Sebastião Salgado) (468x640)Segundo a curadora Lélia Wanick Salgado, também esposa de Sebastião Salgado, “Genesis” é uma jornada em busca do planeta como existiu, desde sua formação e em sua evolução, antes que a vida moderna se acelerasse e afastasse do núcleo essencial. “É uma busca das paisagens terrestres e aquáticas até hoje intocadas; uma viagem em direção aos animais e grupos humanos que conseguiram escapar das transformações impostas pelo mundo contemporâneo. E “Genesis” comprova que o nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em imaculada e silenciosa majestade. E estas maravilhas foram encontradas nos círculos polares e em florestas tropicais, em extensas savanas e nos tórridos desertos, em montanhas geladas e ilhas desertas, lugares às vezes excessivamente gélidos ou escaldantes, onde apenas as mais resistentes formas de vida perseveram. Outros recantos tornaram-se lar de animais ou de povos ancestrais cuja sobrevivência depende fundamentalmente do isolamento em que se mantêm. O conjunto forma um esplendoroso mosaico da natureza em toda a sua grandiosidade original. É essa beleza oculta, defendida, protegida que “Genesis” deseja compartilhar. Fazemos um tributo a esse nosso frágil planeta que temos o dever de proteger”, revela a curadora.

Para agendamento de grupos para visita educativa, basta enviar um e-mail solicitando a visita através do endereço [email protected].

A exposição, com entrada gratuita, permanece aberta para visitação de 4/5 a 31/7, no Galpão do Sesc Campinas, de terça a sexta, das 8h30 às 21h30; sábados, domingos e feriado, das 9h30 às 18h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Pinguins de Barbicha (créd. Sebastião Salgado) (640x468)