d9abf33d729ab4eddb29e979b4d0b2d3O tradicional Bloco Berra Vaca abre nesta sexta-feira, 5, a partir das 0h, o Carnaval de rua de 2016 no distrito de Barão Geraldo, Campinas. Outros oito blocos promoverão a folia no distrito com muita cor, diversidade e ritmos que contemplam a cultura popular brasileira. (veja programação completa).

No entanto, antes do início da festa, os organizadores dos blocos que fazem o carnaval de rua no distrito se vestirão de branco e farão uma manifestação hoje, 5, a partir das 21h, no centro de Barão, por um carnaval de paz e alegria.

Os manifestantes também levarão cartazes, com frases a favor de um carnaval pacífico, que não prejudique a população e os comerciantes locais.

A manifestação responde não só à polêmica recente em torno do carnaval de rua no distrito, noticiada em várias matérias pelo Carta Campinas (Zabobrim e o carnaval de Barão), em que a Prefeitura Municipal estava fazendo uma série de exigências, como a necessidade de alvará para que os blocos pudessem sair às ruas, em troca de apoio de infraestrutura, como também a episódios de violência que aconteceram no último carnaval de 2015, quando, no término do desfile do bloco Berra Vaca, algumas lojas foram saqueadas e depredadas por pessoas que promoviam o “pancadão” com carros de som, e não por participantes do bloco, segundo informação da própria Secretaria de Cultura.

Para um carnaval que já começou com violência, como o Carta Campinas também noticiou recentemente, a manifestação vem em boa hora. E vai ter carnaval! (Carta Campinas com informações de divulgação)