Ranchinho_AmanhecerDe 25 de setembro a 31 de outubro, poderá ser vista no Espaço Galeria do SESI Amoreiras, em Campinas, a exposição Mestres da Arte Espontânea dedicada exclusivamente à produção artística espontânea brasileira. A inauguração da exposição acontecerá no dia 24 de setembro, quinta, às 20h.

A mostra apresenta um panorama da arte popular nacional, com curadoria de Denise Mattar, que já esteve à frente do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foram selecionadas dez pinturas e oito esculturas, da coleção de Roberto Rugiero, da Galeria Brasiliana.

Ao todo 15 artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Paraíba, apresentam obras que refletem suas tradições e trazem temas de seu contexto social, que vão dos santos às festas, das cenas do cotidiano aos animais selvagens.

Essa forma de expressão é um complexo sistema de símbolos de identidade criado e preservado pelo povo e tem como principais características a espontaneidade, o colorido e a criatividade. “O conceito de arte espontânea, conhecida anteriormente por arte naïf, vem ganhando maior relevância e alguns dos mais destacados mestres estão representados nesta mostra. Vale a pena conferir”, convida Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.

Mestres da Arte Espontânea faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta exposições itinerantes com linguagens e formatos distintos. As diferentes mostras circulam por unidades do SESI-SP durante oito meses, permanecendo até 45 dias em cada cidade. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Os artistas

Acae
Pintor. Mineiro, nasceu no final dos anos de 1950 e mudou-se ainda jovem para Embu, São Paulo, onde passou a produzir seus trabalhos. Foi muito ativo e conhecido na década de 1970, falecendo prematura e tragicamente em 1980. Deixou uma obra variada em temática e composição.

Alcides Pereira do Santos
Pintor. Baiano, aos 18 anos fixou-se em Cuiabá, Mato Grosso, onde desenvolveu atividades manuais. Começou a manifestar-se artisticamente nos anos de 1970. Falecido em 2009, é considerado um dos mais importantes pintores primitivos brasileiros.

Alex dos Santos

Pintor. Paulista, nasceu em 1980 e é tido como o maior talento surgido na pintura popular brasileira nos últimos 30 anos. Muito produtivo e ágil na forma de trabalhar, tem grande potencial e é dotado de uma coragem artística excepcional.

Bajado
Pintor. Nasceu em 1912, em Maraial, Pernambuco, e faleceu em Olinda, em 1996. É um dos pintores populares mais reconhecidos do Nordeste. Grande mestre do desenho e do movimento, deixou obra numerosa, com predominância de festas populares e algumas cenas religiosas.

Geraldo de Andrade
Pintor e escultor. Pernambucano, começou a trabalhar em 1964. Sua obra é exclusivamente religiosa e tem características bizantinas. Utiliza janelas e portas de demolição para criar formas recortadas e vazadas que surpreendem pela beleza e originalidade.

J. F. Cunha
Escultor. Artista nordestino de Pernambucano, é um desconcertante criador de objetos lúdicos, de formas inusitadas. Suas máquinas zoomórficas surpreendem pelas soluções e pelo uso incomum de materiais. É um dos nomes mais importantes da atual arte popular nacional.

Karanai
Escultor. Da nação indígena Mehinaku, reside no Parque Nacional Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Seus irmãos Aparitá, Kamalurré e Uiai também são artistas. Seu trabalho capta, com economia de formas, a energia dos animais retratados – uma característica das artes indígenas brasileiras.

Manezinho Araújo
Pintor. Nasceu em 1910, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, e faleceu em São Paulo/SP, em 1993. Cantor, compositor e jornalista, gravou mais de 50 discos do final de 1930 até a década de 1950. Passou a se dedicar à pintura no início dos anos de 1960, retratando lembranças da infância e cenas cotidianas que registram as raízes do Nordeste do Brasil.

Oziel
Escultor. Nasceu na Paraíba, em 1960, e mora na região do agreste. A profissão de fazer móveis rústicos levou-o a esculpir bichos e pessoas. Seu trabalho reflete a realidade de sua região: cachorros magrinhos, cabritos, jegues, e mulheres sensuais, como as moças locais.

Ranchinho
Pintor. Nasceu em 1923, no interior de São Paulo, com deficiência física e mental. Por meio de desenhos começou a estabelecer uma ponte com o mundo. Posteriormente passou a usar guache e tinta. Sua linguagem é de inusitada beleza e significado. Faleceu em 2003.

Resendio
Escultor. Nasceu em 1941, às margens do Rio São Francisco, em Alagoas. Viveu um período no interior de São Paulo, como lavrador. De volta à sua terra, começou a esculpir em 2001. Sua arte tem humor e inteligência. É um dos grandes artistas da madeira na atualidade.

Roberto de Almeida
Escultor. Artista de Mato Grosso nascido em 1964, ele surpreende pela originalidade, pelo humor e pela graciosidade. Possui grande senso de proporção e síntese. Para alcançar a simplicidade e o movimento dos animais, utiliza-se de soluções técnicas inovadoras.

Roberto Vital
Escultor. Esse pernambucano nascido em 1975 tem estilo quase realista. Sua obra conserva em todos os momentos uma intensidade e uma concentração que surpreendem o observador, não tanto pela similaridade com o original, mas pelo sopro de vida que parece animá-los.

Sérgio Vidal
Pintor. Nascido no Rio de Janeiro, no final dos anos 1940, começou a pintar sozinho, em segredo. Quando se sentiu confiante, largou tudo e passou a dedicar-se apenas à pintura. Não há outro artista realista popular com o seu nível de qualidade.

Tarcísio de Andrade
Escultor e pintor. Nascido em Pernambuco, em 1957, faz singulares cenários tridimensionais, muito detalhados, com recortes de madeira pintados em cores vivas e equilibradas. Sua arte tem grande encanto e poesia e é permeada de intenso lirismo.

Espaço Galeria SESI-SP – Exposição Mestres da Arte Espontânea, curadoria de Denise Mattar
Pintura e escultura, 18 peças | L – Livre para todos os públicos
Local: SESI Campinas/Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália. Campinas/SP
Coquetel de abertura da exposição: 24 de setembro, quinta, 20h – Entrada gratuita
Período expositivo: de 25 de setembro a 31 de outubro | de terça a sexta, das 9h às 20h30; aos sábados, das 14h às 19h, exceto feriados
Informações e agendamento para visitas educativas: (19) 3772-4100 | E-mail: [email protected]