Abrigo-ao-SolNa próxima semana, o Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibirá diversos curtas metragens como parte da Mostra Curta o Gênero.

As exibições acontecem na segunda-feira, 10, na quarta-feira, 12, na quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, em dois horários, às 16h e às 19h.

Na sexta-feira, 14, será exibido o filme “Território do Brincar”, documentário de David Reeks e Renata Meirelles. Após a sessão das 16h, o escritor e poeta Severino Antônio estará presente para um bate papo com o público. A sessão das 19h contará com a presença dos diretores David Reeks e Renata Meirelles.

Veja abaixo todo os detalhes da programação e os curtas que serão exibidos:

Mostra Curta o Gênero

Data: 10.08.2015
Horário: 16h e 19h

Título: Madona e a cidade paraíso
Direção: André Aragão
Ano: 2014
Local: Brasil
Sinopse: É dia de micareta e a cidade precisa esconder sua sujeira. (21min).

Título: Abrigo ao Sol
Direção:Emerson Evêncio
Ano: 2013
Local: Brasil
Sinopse: Sob o sol deita-se a memória de uma espera. E depois do horizonte? O que lhe espera? A busca idosa e pulsante move essa mulher, que tenta dar sentido ao tempo. (18min).

Título: Arrotos e soluços
Direção: Renato Cabral
Ano: 2012
Local: Brasil
Sinopse: Uma casa, quatro cômodos, quatro pessoas: um apático, um revoltado, um submisso e um faminto. Entre arrotos e soluços, entre a vontade de comer e a gana saciada, uma galinha. E a certeza de que a fome cria monstros. Um filme cujo único valor é levar o banheiro para a mesa do jantar. (12min).

Título: Pepper
Direção: Craig Young & Marc Cleary
Ano: 2014
Local: Estados Unidos
Sinopse: uma drag queen idosa encontra uma criança de 8 anos perdido e descobre a importância da família enquanto ajudando-o a chegar em casa. (18min).

Título: Darluz
Direção: Leandro Goddinho
Ano: 2009
Local: Brasil
Sinopse: “Dei José, dei Antonio, dei Maria. Dei, daria e dou. Não posso criar”. (15min).

Título: La clase de baile
Direção: Camilo Cogua
Ano: 2013
Local: Colombia
Sinopse: Juliana sempre foi estranha para suas colegas. Não se veste como elas, não tem o cabelo igual, não fala das mesmas coisas. Dia sim, dia não, suas colegas apontam suas diferenças. (4min).

Data: 12.08.2015
Horário: 16h e 19h

Título: É amor do mesmo jeito
Direção: Mariana Ramalho e Jamila Alves
Ano: 2012
Local: Brasil
Sinopse: Sereno, avassalador, livre ou proibido, é amor do mesmo jeito. (2min).

Título: O amor que não ousa dizer seu nome (15’)
Direção: Bárbara Roma Fadil
Ano: 2013
Local: Brasil
Sinopse: A partir do encontro entre Leila e Michela, elas buscam na solidão uma da outra o desejo que surge de um sentimento inesperado. (15min).

Título: Uitgesproken
Direção: Lazlo e Dylan Tonk
Ano: 2013
Local: Holanda
Sinopse: David se lamenta ao descobrir que seu melhor amigo, Neils, é gay. A homossexualidade não é tolerada pelo seu grupo de amigos. David ficará do lado do grupo ou manterá sua amizade com Neils? (13min).

Título: De que lado me olhas
Direção: Carolina de Azevedo e Elena Sassi
Ano: 2014
Local: Brasil
Sinopse: “O que é não pede para ser, simplesmente é.” Em Porto Alegre, sete pessoas mostram seus lados e pontos de vista sobre sua realidade desconversada. (15min).

Título: Cordan
Direção: Beka Bezerra
Ano: 2014
Local: Brasil
Sinopse: Meu corpo dança em outro ritmo. O ritmo que eu escolhi para mim. (12min).

Título: I feel lost
Direção: Juan Manuel Aragón
Ano: 2012
Local: Espanhol
Sinopse: Invadido por um profundo vazio existencial depois de ver o último episódio da série “Lost”, Javier vê-se atraído por uma força estranha que o empurra, pouco a pouco, numa viagem de auto-conhecimento. O que começa como um jogo, acaba como… um jogo. (12min).

Título: Aceito I do
Direção: Felipe Cabral
Ano: 2014
Local: Brasil
Sinopse: Junior prepara uma grande surpresa para pedir o seu namorado em casamento, mas nem tudo sai como o planejado. (20min).

Data: 13.08.2015
Horário: 16h e 19h

Título: Muito Além do Peso
Gênero: Documentário
Diretor: Estela Renner
Sinopse: Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Data: 14.08.2015
Horário: 16h e 19h

Título: Território do Brincar
Gênero: Documentário
Diretor: David Reeks e Renata Meirelles.
Sinopse: Documentário “Território do Brincar” faz um retrato humano por meio das brincadeiras da infância
Percorrer o Brasil de Norte a Sul com a ideia de revelar todos nós por meio dos gestos das crianças. Foi com esse objetivo que o casal de documentaristas Renata Meirelles e David Reeks passaram os anos de 2012 e 2013 com o pé na estrada e uma câmera nas mãos.
O filme de longa metragem é parte da pesquisa do projeto Território do Brincar, uma co-realização com o Instituto Alana. O Projeto trabalha com o modo de olhar para a criança e seu jeito de brincar, focando no que há de mais belo e potente na infância. Em uma co-produção da Maria Farinha Filmes e Ludus Vídeos e Cultura, o documentário fala de todos nós por meio dos gestos de crianças brincando, como se pudéssemos fazer um retrato humano através dessas brincadeiras que dizem respeito a arquétipos e a um inconsciente coletivo do homem.