fisl16_4A 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL), que acontece de 8 a 11 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, é considerado o maior evento de sofware livre e código aberto do Brasil.  Estão programadas cerca de  400 horas de programação (veja link abaixo) entre oficinas, painéis e workshops.

O Fórum Internacional Software Livre (Fisl) acontece desde o ano 2000­ e neste ano chega a sua 16ª edição. É considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo.

Fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o FISL surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. Um dos resultados desse movimento é a rede social Diáspora.

O evento é o momento de encontro físico de muitas pessoas de diversas partes do mundo que se conhecem e trabalham apenas pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do FISL e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil.

Nomes importantes do cenário internacional de software livre também estarão presentes. O pesquisador de combustíveis alternativos e energia renovável, Luis Rodolfo Gálvez, engenheiro de sistemas elétricos, técnico em automatização e mecatrônica, participa da linha “energia livre” do FISL e apresentará os resultados de pesquisa com o gás hidróxi na Guatemala, onde conseguiram reduzir em até um terço o uso de combustível no transporte público.

Também participa do evento o criador do projeto Warka Water, Arturo Vittori, arquiteto italiano que desenvolveu uma estrutura de bambus que condensa a umidade do ar e a transforma em água, ajudando diversas comunidades com problemas de acesso à agua potável.

Entre eles estão o diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall (EUA) e o CEO da OW2 (França), Cédric Thomas. Além do especialista em linguagens de programação Perl, Randal L. Schwartz (EUA), o especialista em energia renovável e ambiente do Instituto de Recursos Energéticos da Universidade Galileo de Guatemala, Luis Rodolfo Gálvez (Guatemala), a diretora executiva da Software Freedom Conservancy, Karen Michele Sandler (EUA) e o desenvolvedor de software com foco em segurança e na liberdades dos usuários, Matthew James Garrett (EUA). A ativista Deborah Anne Nicholson (EUA) também deve marca presença.  (Carta Campinas com informações de divulgação e EBC)

Confira a enorme programação

Link do Evento